Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

David destrona Cristiano e conquista primeiro título

Álvaro Alexandre - 13 de Maio, 2014

Prova nacional foi disputada por um total de 12 xadrezistas em sete jornadas na cidade de Saurimo e consagrou como campeão David Silva do Progresso do Sambizanga

Fotografia: Jornal dos Desportos

O xadrezista David Silva  do Progresso Sambizanga, despojou ontem  Cristiano Aguiar, da Académica de Lobito do título de campeão nacional de juvenis masculino, ao conquistar a prova na província da Lunda Sul, com seis pontos. O atleta do Sambizanga começou a prova com a desvantagem de um ponto, uma vez que não disputou a primeira ronda, por ter chegado tarde à província da Lunda Sul.

 A partir da II jornada venceu todos os confrontos, ultrapassou  Anselmo Viriato, Alegria Manuel, Mizael Malundo, Domingos Chimbugula, Jamerson Vitória e Paulo Cabuco. Noutros jogos da VII e última jornada a MI Esperança Caxito despachou  Domingos Chimbugula, Adriano Silva venceu Geremias Dembi, Jamerson Vitória perdeu com Reginaldo Pombal, Elizeu Domingos cedeu ponto a Edmilson António, Jorge Lunambude sofreu derrota com Etifânio Nunes, e Clésio Agostinho triunfou diante de Samuel Salanica.

Outros resultados da ronda são: Alegria Manuel - Laurindo Tiago 0-1, Pancrâcio Dembi - Eduardo Martinho (0-1) e Joaquim Silvano - Lopes Augusto (0-1). David Silva, do Progresso  Sambizanga, foi o melhor xadrezista da prova com seis pontos, seguido de Domingos Chimbugula da Damba Maria, com cinco   pontos, Mestre Internacional Esperança Caxita (Macovi Popular), com cinco pontos, Reginaldo Pombal (Macovi Popular), com cinco pontos e Adriano Silva (Macovi Popular), com cinco pontos.

Do quinto ao 12º lugar ficaram Etifânio Nunes (Macovi Popular), com 4,5 pontos, Edmilson António (Progresso do Sambizanga), com 4,5 pontos, Paulo Cabuco (Macovi da Huíla), com 4 pontos, Clésio Agostinho (Macovi Popular), com4 pontos, Geremias Dembi (Polivalente Aldanuel), com 4 pontos, Jamerson Vitória (1º de Maio de Benguela), com 4 pontos, e Laurindo Tiago (Ferroviário da Huíla), com 4 pontos, respectivamente.

Feminino
Luzia Pires levanta o troféu

A xadrezista Luzia Pires, do Polivalente Aldanuel, foi a grande vencedora do Campeonato Nacional de juvenis feminino, disputado no salão de jogos do Clube 17 de Setembro, em Saurimo. Luzia Pires conquistou a prova com seis pontos obtidos em sete partidas. O percurso da campeã nacional ficou apenas beliscado na quinta jornada, quando foi derrotada por Delfina João, em quatro horas jogo intenso.

De resto, Luzia Pires passou por Albertina Mangueira, Rosa Fernandes, Isabel Gonçalves, Analtina Francisco, Henriqueta Pires e Ana dos Santos.
 Na VII e última ronda da prova Luzia Pires derrubou Ana dos Santos, ao passo que Analtina Francisco perdeu com Delfina João. Joana Constantino derrotou Madalena Pascoal, Henriqueta Pires venceu Divalda Silva, Rosa Fernandes despachou Albertina Mangueira e Isabel Gonçalves derrubou Eliana da Glória.

Na classificação final, Luzia Pires ficou em primeiro com seis pontos, vindo em segundo  Delfina João, da Macovi Popular, com 5,5 pontos, em terceiro Henriqueta Pires, do Polivalente Aldanuel, com 4 pontos, em quarto Joana Constantino, da Macovi Popular, com 4 pontos, em quinto Ana dos Santos, do Progresso  Sambizanga, com 3,5 pontos, em sexto Rosa Fernandes, do Polivalente Aldanuel, com 3,5 pontos e em sétimo Isabel Gonçalves, da Macovi Popular, com 3,5 pontos.
Alvaro Alexandre