Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

David e Adrito so mascotes

10 de Agosto, 2017

MI David Silva ( esquerda) vai travar forte despique com MI Adrito Pedro

Fotografia: Dombele Bernardo | Edies Novembro

Os Mestres Internacionais (MI) Adérito Pedro e David  Silva comandam a \"orquestra\" que anima a disputa do Campeonato Nacional Individual Absoluto de xadrez, a disputar de 12 a 19 do corrente, numa das salas da Mediateca da cidade de Benguela. Os atletas do 1º de Agosto e do Progresso do Sambizanga são mascotes do evento desportivo por força dos estatutos .

A competição vai ser disputada por 34 atletas. O 1º de Agosto é candidato assumido ao título, que vai na sua máxima força a Benguela. O cordão do Rio Seco é formado pelo MI Adérito Pedro, MI Amorim Agnelo, Mestre Fide (MF) Eduardo Pascoal, Jeovani Santos, Edivânio Domingos e João Mário.

Para contrariar os intentos dos \"militares\", o Progresso do Sambizanga leva para a cidade das acácias rubras \"soldados de cavalaria\" de elite. O forte é resguardado pelo MI David Silva, MI Erickson Soares, MF Cristiano Aguiar, Candidato a Mestre (CM) João Simões, CM Sérgio Miguel, CM Cambando José, Vanderson Dias, Domingos Chibungula e Edivaldo Gama.

Longe das performances de outros tempos, o Grupo Desportivo da EPAL desloca-se a Benguela com um grupo reduzido. A responsabilidade da conquista do título estão sobre os ombros de MF Catarino Domingos e MI Luciano Oliveira. A quarta força de Luanda é a Escola de Xadrez de Viana. Revestido de humildade, o grupo é composto por MF Manuel Alberto, CM João Júlio e Cláudio Félix.

Para inverter a tendência de vitórias do Zonal A, a segunda região mais forte do país é representada com um elenco de luxo. O grupo do Zonal B, é formado por Armando Angélico e Kirto Justino (ambos do Núcleo da ENDE do Cuanza - Sul), Ernesto Antunes (Clube do R. Crisgunza), Celso Ramos e Abílio Anapaz (ambos do Nacional de Benguela).

O desembarque das delegações participantes nas acácias rubras acontecem a partir de amanhã. Para acautelar os imprevistos, a organização definiu o dia de domingo como o da estreia da competição nacional. Os dois dias estão reservados para a chegada das equipas.