Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

David e Caxita disputam prova internacional

?lvaro Alexandre - 05 de Maio, 2017

Os Mestres Internacionais David Silva e Esperança Caxita, deslocam-se no dia 21 do corrente mês, a República Socialista de Cuba

Fotografia: Jornal dos Desportos

O plano estrategico esboçado pela Federação Angolana de Xadrez (FAX), para permitir nos próximos tempos o surgimento do primeiro Grande Mestre de nacionalidade angolana, foi divulgado ontem, em Malanje, pelo vice-presidente da referida instituição, Gabriel Boaventura.

O dirigente da FAX avançou as razões que estão por detrás do envio da delegação de jovens xadrezistas à Cuba. \"A Federação Angolana de Xadrez reafirma o seu empenho na promoção dos primeiros Grandes Mestres da modalidade. A direcção apostou nos seus dois melhores prospectos:
Esperança Caxita e David Silva, tri e bi-campeões africanos, respectivamente, na categoria de juniores. O projecto inclui duas grandes etapas, sendo a primeira, de aperfeiçoamento atlético, e a segunda, de participação em torneios de grande nível\", disse.

 Segundo o Gabriel Boaventura a participação no Torneio Memorial Capablanca faz parte da estratégia montada para os próximos compromissos africanos. \"A participação dos atletas no Torneio Capablanca servirá de preparação para o Zonal Africano, a realizar-se de 9 a 18 de Junho, em Livingstone, Zâmbia\", concluiu.


XADREZ
Luanda e Malanje
acolhem Zonais \"A e B\"


As fases preliminares do Campeonato Nacional Absoluto arrancam amanhã, nas cidades de Luanda e de Malanje, para apurar os 10 xadrezistas que vão representar as Zonas \"A e B\" na 38ª edição do Nacional Individual e Completo, previsto para o período de 19 a 26 de Agosto, na província de Benguela.

A Associação Provincial de Xadrez de Luanda vai acolher a prova \"A\" e a de Malanje tem a responsabilidade de garantir o êxito da \"B\". A primeira jornada, nas duas cidades escolhidas, disputa-se a partir de amanhã, às 10 horas, e a IX e última ronda realiza-se no dia 13 do mês em curso.

As duas competições vão ser disputadas no sistema suíço de 9 jornadas. Cada participante tem 90 minutos para realizar 40 lances, com o incremento de 30 segundos, a partir do primeiro lance para cada jogador concluir a partida. O emparceiramento vai realizado uma hora antes do arranque da ronda inaugural.

O Zona de Malanje vai acolher os atletas de Benguela, Cuanza Sul, Lunda Sul, Uíje e os anfitriões.

Os atletas que vão disputar a prova de Malanje também vão participar na Taça João Lourenço, no dia 12 do corrente mês, no Njinga Center e vai contar com a partição dos Mestres Internacionais David Silva e Esparança Caxita.
Álvaro Alexandre