Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

David Elias vence prova do Ministério do Interior

Gaudêncio Hamelay- Lubango - 22 de Junho, 2014

Fundista do Interclube superou a concorrência do colega de equipa Joaquim Chamane

Fotografia: Domingos Cadência

O fundista do Interclube, David Elias, venceu ontem, no Lubango, a prova pedestre de atletismo na distância de cinco quilómetros, inserida nas actividades comemorativas do 35.º aniversário da fundação do Ministério do Interior. O vencedor percorreu a distância em 14min04seg31.

No fim, David Elias queixou-se das baixas temperaturas que se fazem sentir nesta altura na Huíla, mas a vontade de ocupar o lugar mais alto do pódio levou-o a superar o obstáculo ambiental.

A segunda posição coube ao seu colega de equipa, Joaquim Chamane, com o registo de 14min11seg88. Fernando António, do Clube Desportivo da Huíla (CDH), quedou-se em terceiro lugar, com 14min38s47.

Em femininos, a proeza sorriu a Domingas Tchiaca, do Benfica do Lubango, ao cronometrar a marca de 17min26seg66, secundada por Rosalina Capoco, também do Benfica do Lubango, com o tempo de 19min26seg26 e Domingas Francisco, do Interclube, com o registo de 19min34seg56.Na classe dos paralímpicos, a vitória pertenceu a Pedro Samuel, com 15min27seg34, seguido por Acácio Nelson, com 15min34seg99.

António Malongo, com 16min22seg71, sagrou-se vencedor na categoria de populares, enquanto o troféu feminino ficou com Maria Bimbi, com 16min54seg34.

Quanto aos funcionários do Ministério do Interior, o destaque vai para Abel Hossi, dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiro, que cortou a meta em primeiro lugar com 15min24seg98, seguido de Elias Vita, com 17min38seg46, e de Adriano Nhime com 18min16seg33).

Gabriel Vasco levou o troféu do "Polícia mais velho" da prova, enquanto nas posições imediatas seguiram-se Domingos Cassinda e Custódio Marinho.

MULHERES
Presença diminuta
incomoda técnico


O coordenador técnico da Associação de Atletismo da Huíla, Augusto Diogo “Seco”, lamentou a fraca participação da classe feminina na prova pedestre de atletismo inserida nas actividades comemorativas do 35.º aniversário do Ministério do Interior.

O responsável associativo apelou às jovens mulheres angolanas para aderirem à prática do desporto, em particular ao atletismo, tendo em conta as vantagens que se reflectem no desenvolvimento cognitivo e fisico.

Quanto à avaliação geral do evento desportivo, Augusto Diogo "Seco" considerou-o positivo. O grande número de participantes e as marcas registadas "ultrapassaram as expectativas".

O também treinador esclareceu que os tempos marcados se verificam nas provas oficiais de pistas e esse indicador pressupõe que há matéria humana para continuar a lapidar em prol do atletismo nacional.

A vitória de David Elias é justificada pelo momento de forma desportiva. Augusto Diogo assegurou que o atleta promete fazer uma boa figura no campeonato nacional absoluto de pista que se avizinha.

O evento desportivo contou com a participação de 48 atletas entre federados, populares, paralimpicos e efectivos do Ministério do Interior na Huíla.
GH