Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

David Silva confirma presena em Abidjan

lvaro Alexandre - 12 de Julho, 2018

O Mestre Internacional (MI) David Silva, do Progresso Sambizanga, respondeu favoravelmente ao convite da Federação de Xadrez da Costa do Marfim (FIDEC) para participar  do Torneio Internacional  de Abidjan que vai decorrer de 25 a 29 do corrente, no Hotel Tiama, de Abidjan -Plateau.
O Torneio Internacional de Abidjan vai ser disputado por dez dos melhores xadrezistas da actualidade de África, destacados nas provas de Blitz e de partidas rápidas.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o membro do Conselho Técnico da Federação Angolana de Xadrez, Francisco Andrade, disse que \"o especialista africano de Partidas Rápidas vai a  Costa de Marfim  com antecedência de três dias da data proposta pela organização para se ambientar ao meio\". O angolano é aguardado pelo Comité Organizador no dia 24 e  regressa ao país no dia 30. A partir da data de chegada, beneficia de pensão completa no Tiama Hotel. Os custos são suportados pela Federação de Xadrez da Costa do Marfim.

APOIO
Para além do carácter  essencial, competitivo, promoção e desenvolvimento do xadrez na Costa do Marfim, em particular, e no continente africano, em geral, o Torneio Internacional  de Abidjan têm uma vertente eleitoralista. A Federação da Costa do Marfim de Xadrez (FIDEC) aproveita  a presença dos melhores atletas do continente para apresentar,  publicamente, o apoio incondicional ao candidato Grande Mestre Garry Kasparov,  ex-campeão mundial de xadrez, da ex -União Soviética.
O escritor e activista político Garry Kasparov nasceu na República Socialista Soviética do Azerbaijão e provavelmente volta a defrontar o actual presidente da FIDE, o russo Kirsan Ilyumzhinov, nas eleições a ter lugar na 43ª Olimpíada Mundial de Xadrez, marcada para o período de 23 de Setembro a 6 de Outubro, em Batumi Place, Geórgia. A primeira vez ocorreu na 41ª edição da Olimpíada de Xadrez de 2014, realizada em Tromsø, Noruega.