Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

David termina participação na prova

?lvaro Alexandre - 11 de Julho, 2017

Internacional angolano quer fechar a sua participação na prova com uma vitória

Fotografia: Domingos Cadência|Edições Novembro

Os Mestres Internacionais David Silva, de Angola, e Daniel Cawdery, da África do Sul, defrontam-se hoje, às 10 horas, no hotel Assala da cidade de Oran, Argélia, na despedida do Campeonato Africano Individual de Xadrez.

Para o adeus do angolano no Africano da Argélia foi reservado um adversário de peso elevado.  A diferença de  221 pontos prova (a favor do opositor) justifica o prognostico avançado. O MI David Silva(2205), nono com 5 pontos,  disputa a última partida com o actual segundo com 6 pontos e candidato ao título, o MI sul-africano  Daniel Cawdery (2426).

O Grande Mestre (GM) Bassem Amin, do Egipto,  decide a conquista do título do Africano Individual de Xadrez. O primeiro classificado da prova continental com 6,5 pontos espera dar a machadada final, no confronto da IX e última ronda, diante do sétimo colocado com 5 pontos, o GM Haddouche Mohamed, de Argélia.

O GM Ahmed Adly mede forças com o MI Adlane Arab, CM Ahmed Bouzidi  enfrenta o GM Essam El Gindy  e MI Saad Belouadah encerra as hostilidades com o Africano, defrontando o MI  Richmond Phiri.

Uma exibição competente do angolano colocou a baixo as ambições do egípcio. O MI Ali Farahat foi ontem aniquilado pela cavalaria comanda pelo MI David Silva. A partida contou para a VIII rodada do Campeonato Individual de África.

O MI Richmond Phiri foi abatido pelo GM Bassem Amin e o GM Essam El Gindy despachou o MF Chafik Talbi. O MI Daniel Cawdery empatou com o MI Adlane Arab e o GM Mohamed Haddouche repartiu o ponto com o GM Ahmed Adly.

Com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas o MI David Silva, de Angola, é o nono classificado com 5 pontos. Os cinco bem colocados do certame são o GM egípcio Bassem Amin (6,5), MI sul-africano Daniel Cawdery (6), GM egípcio Ahmed Adly (5,5), GM egípcio Essam El Gindy (5,5) e MI zambiano Richmond Phiri.

CAXITA VERGA AMIRA
A MI  Amira Hamza perdeu ontem diante da MI angolana, Esperança Caxita. MF Rania Nassr triunfou diante da MI Jesse Nikki February, GM Khaled Mona venceu a MF Feriel Lalaoui. A MI Shahenda Wafa  sofreu derrota diante da MI Amina Mezioud. A MI Hayat Toubal empatou com a GM Shrook Wafa e a Yasmine Ghanem repartiu o ponto com a MF Asma Hamlaoui.

Após a realização da VIII jornada do Africano Feminino a classificação foi a seguinte: MI egípcia Shahenda Wafa (6), MI argelina  Hayat Toubal (5,5),  MI sul-africana Jesse Nikki R February (5,5), GM egípcia Khaled Mona (5,5) e MI argelina Amina Mezioud (5).

A MI Jesse Nikki February e MI Esperança Caxita jogam entre si. A partida disputa-se hoje, às 10 horas, na Argélia, e vai contar para IX jornada do Campeonato Africano Individual Feminino.

A MF Asma Hamlaoui cruza com a MI  Shahenda Wafa, GM Khaled Mona mede força com a MF Rania Nassr e MF Amira Marzouk rrealiza o último confronto diante da MI Hayat Toubal.