Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Defende-te junta mulheres em Luanda

Rosa Napoleo - 23 de Março, 2019

Walter Faustino Lobo, campeo mundial de jiu-jitsu brasileiro

Fotografia: Edies Novembro

A violência contra as mulheres em lugares públicos e privados pode ter os dias contados em Luanda. As vendedoras do Mercado do Trinta são as primeiras a beneficiar de formação para se defenderem dos malfeitores. O projecto \"Defende-te\" vai ser lançado no próximo dia 20 de Abril por Walter Faustino Lobão, campeão mundial de jiu-jitsu brasileiro e treinador do Matilha BJJ.

No acto de lançamento, as mulheres vão participar de uma palestra sob o tema \"A violência doméstica e as suas implicações\", antes de tomarem contacto com as técnicas de defesa contra os agressores. Para evitarem o rótulo de vítimas, as mulheres vão ser submetidas a aulas semanais num estúdio, espaços públicos dentro e fora das localidades e nas empresas.Na estreia do projecto no Mercado de Trinta, Walter Faustino Lobão vai falar também da violência contra as crianças e homens nos lares e nas ruas.

\"Além de mulheres, as crianças e os homens também são vítimas de violência doméstica. Urge abordar as implicações no seio familiar\", disse.Depois das aulas práticas com exercícios de auto-defesa, a organização vai colocar à disposição das senhoras um ambiente festivo em que se destacam as presenças de músicos convidados. Depois da carga física, as mulheres precisam de descompressão psicológica.

O projecto \"Defende-te\" é um programa de cariz social que se junta às entidades públicas e privadas com a missão de proteger as mulheres no território nacional.O coordenador do \"Defende-te\", Walter Faustino Lobão, revelou que muitas mulheres vítimas de agressão solicitaram-no a criar o projecto.

\"Temos ouvido os gritos daqueles que sofrem as agressões, principalmente, as mulheres. O mal constata-se em todos os segmentos da sociedade, com realce familiar. Então, decidimos dar algumas soluções ao problema das mulheres com o ensino de técnicas de auto-defesa\", esclareceu.O treinador mencionou o aumento de assaltos na lista de crimes graves.

\"A questão de assaltos, roubos em residências e outros males também nos fez reflectir. As mulheres, por vezes, se sentem incapazes perante uma ameaça à integridade pessoal ou material. Elas devem aprender a tomar medidas de neutralização, imobilização ou fuga. Foi por todos esses motivos que criamos o \'Defende-te\'\", justificou.O instrutor de jiu-jitsu referiu ter o exemplo das senhoras praticantes de jiu-jitsu brasileiro.

\"Temos na nossa instituição e clubes mulheres com rótulas de verdadeiras guerreiras. Elas levam o nome de Angola além-fronteira. Queremos contribuir no combate e na prevenção da violência contra a mulher\", sustentou.Walter Faustino Lobão é director da Academia Matilha BJJ. Ostenta o título de campeão mundial, é professor e mentor de vários projectos sociais como promoção de corridas e o Cuida Mais, uma geração de farmácias, estética, óptica e perfumaria.