Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Del Potro regressa s quadras

16 de Dezembro, 2019

Fotografia: Dr

O tenista Juan Martin Del Potro está confirmado, no Australian Open. Por estar fora seis meses, devido a uma lesão no joelho direito, o argentino volta às quadras e vai jogar o primeiro torneio do ano, da temporada 2020, com o ranking protegido.
O regresso de Del Potro estava previsto para Outubro, no ATP de Estocolmo. O campeão do US Open de 2020 resolveu não jogar o final da temporada, da gira europeia, por precaução e para voltar mais recuperado na temporada seguinte.
Após o fim do ATP Finals, Roger Federer iniciou a tournée pela América e ia jogar com Delpo, em Buenos Aires. Mesmo em jogo de exibição, o natural de Tandil, na Argentina, resolveu não jogar com o suíço. Na temporada 2019, pouco fez o argentino. Com 12 jogos disputados, venceu oito e foi superado em  quatro ocasiões, assim,  encontra-se na 123ª posição
 
O que é Ranking Protegido?
Um jogador pode solicitar protecção de entrada, quando estiver contundido e não competir em nenhum evento de ténis, por um período mínimo de seis meses. A petição escrita deve ser recebida dentro de seis meses, do seu último torneio.
Se um jogador estiver lesionado fisicamente e não competir em nenhum evento de ténis, por um período de 12 meses ou mais, a protecção de entrada será aplicada nos primeiros 12  torneios de simples e nos primeiros 12 torneios de dupla, em que o jogador compete usando a protecção de entrada (excluindo Wild Card e entradas como uma aceitação directa,  com sua posição actual no ranking ATP) ou pelo período de até 12 meses, a começar com o primeiro evento de ténis, incluindo eventos especiais - Exposições em que o jogador compete, o que ocorrer primeiro. O ranking protegido não é valido, para entrar como cabeça de chave.
No essencial e prestes a começar a temporada 2020, os principais jogadores já sabem onde vão jogar no começo do próximo ano. Enquanto uns, ainda desfrutam de férias, outros já estão a começar a pré-temporada,  para começar como os tenistas
Novak Djokovic e Rafael Nadal  que têm os seus calendários definidos e começam no Mubadala WTC, torneio de exibição de pré-temporada, que tem início a 19 de Dezembro. Roger Federer, porém, não deve jogar nenhum dos torneios que antecedem ao Open da Australia.