Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Delegao angolana aguardada em Durban

lvaro Alexandre - 19 de Setembro, 2014

A delegao angolana de xadrez deixa hoje, s 8h00, a cidade sul-africana de Joanesburgo com destino a Durban

Fotografia: Jornal dos Desportos

 Angola vai participar no evento com as selecções nacionais femininas nas categorias de sub-12, sub-16 e sub-18.

A delegação angolana embarcou ontem, às 14h00, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro e integrada por quatro membros. O técnico Francisco Andrade é chefe do grupo e a direcção técnica da Federação Angolana Xadrez (FAX) atribuiu a responsabilidade de defender as cores nacionais as xadrezistas Luzia Pires (Sub-12), Mestre Internacional (MI) Esperança Caxita (Sub-16) e a Candidata a Mestre (CM) Maria Domingos (Sub-18).

As três xadrezistas foram escolhidas pelo seleccionador nacional Francisco Andrade, substituto do técnico Roman Chemerys, Mestre Fide de nacionalidade ucraniana, que se encontra em Portugal a tratar do visto de trabalho para exercer a actividade laboral no país. Uma das principais responsabilidades do especialista ucraniano é dar rodagem competitiva aos atletas visando os objectivos definidos pela direcção da FAX para os campeonatos africanos de juniores a decorrer na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, de 27 de Novembro a 6 de Dezembro próximo.

O Centro de Convenções Internacional do KwaZulu Natal tem a capacidade de albergar 1,5 mil xadrezistas. Os campeonatos de cadetes, juvenis e juniores são disputados por mil atletas. As provas masculinas de sub-12 (112), sub-10 (101) e sub-16 (100) são as que recebem mais atletas.O mesmo recinto localizado na cidade Durban, África do Sul, vai albergar também os Campeonatos Mundiais para xadrezistas veteranos.