Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Delegao angolana deixa o pas

02 de Dezembro, 2014

Comitiva aos Jogos da SADC viajam Bulawayo

Fotografia: Jornal dos Desportos

Ontem, desembarcou naquele país, a primeira parte da delegação nacional, que se encontrava em estágio na cidade de Pretória, África do Sul. O chefe da delegação angolana, António da Luz, já se encontra em Bulawayo desde o dia 28 de Novembro, a preparar as condições de recepção, alimentação, alojamento e migração da comitiva. Em declarações à Angop, disse que a cerimónia de abertura dos VI Jogos da SADC acontece no dia 4 de Dezembro, um dia antes do que estava inicialmente previsto.

A organização do evento fez alguns ajustes no calendário e antecipou a cerimónia de abertura do certame que vai decorrer até 14 deste mês, para no dia seguinte começarem-se as disputas com as modalidades de futebol e de basquetebol, segundo o chefe da delegação angolana.O responsável angolano não apresentou os motivos da alteração da data, mas garantiu que Angola está preparada para participar no desfile de abertura com todos os atletas, no sentido de mostrar também a sua força.

“Foi-nos informado que vai ser uma cerimónia de alto nível, porque vai contar com a presença de uma alta individualidade do governo zimbabweano. Por isso, vamos estar com toda a força”, disse.Quanto ao porta-bandeira, António da Luz, disse: “Caso nos seja solicitado, vamos indicar um, em conjunto com os chefes das delegações de cada selecção. Para já vai ser uma atleta com algum nome no mundo”.Nestes jogos, informou, normalmente, o país organizador põe dois indivíduos à disposição das delegações para levar a bandeira e a placa. Contudo, se houver solicitações o país vai escolher um “com certeza saberá representar condignamente as cores do país”.

Para a cerimónia de encerramento, o chefe da delegação angolana ao evento disse que também vão marcar presença, apesar de ser um momento em que muitas delegações já não se fazem representar.  “Interessa-nos acompanhar a actividade do princípio ao fim, ter em conta que vamos ser os próximos organizadores dos Jogos da SADC, em 2016”, defendeu. Nesta edição dos jogos, o país está representado nas modalidades de futebol, basquetebol (nas duas classes), atletismo, atletismo adaptado, boxe, natação, judo e ténis, numa caravana de 172 pessoas, entre atletas, técnicos, corpo clínico, jornalistas e pessoal de apoio, com o lema “Angola no Zimbabwe vencendo com Fair Play”.Dos 15 países membros da SADC, apenas dez participam nestes jogos, nomeadamente Angola, África do Sul, Botswana, Lesoto, Namíbia, Malawi, Moçambique, Swazilândia, Zâmbia e Zimbabwe.