Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Delegao paralmpica chega hoje

Melo Clemente - 25 de Julho, 2016

A comitiva angolana regressa ao pas no dia 7 de Agosto, antes de rumar para o local da competio.

Fotografia: Nuno Flash

A delegação paralímpica de atletismo que participou recentemente nos X Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), disputada em São Tomé e Príncipe, regressa hoje, segunda-feira, a Luanda, com 14 medalhas na bagagem.Entre os medalhados, o destaque vai para o velocista José Chamoleia, um dos eleitos do seleccionador nacional, José Manuel "Zemas" para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, que arrebatou nos  Jogos da CPLP quatro medalhas, sendo três de ouro e uma de prata.

Aos 19 anos de idade, José Chamoleia tem se notabilizado nas mais diferentes provas internacionais e não só, sendo por isso, a principal figura do atletismo paralímpico da actualidade.Face ao seu potencial, José Chamoleia constitui a principal esperança de Angola nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em Setembro, depois do "afastamento" do veterano José Armando Sayovo, tricampeão paralímpico dos 100, 200 e 400 metros, feitos conseguido em Atenas, Grécia, em 2004.

Entretanto, o velocista José Chamoleia viaja na quarta-feira para a cidade da Praia, onde a partir de quinta-feira junta-se  ao grupo que realiza um estágio pré-competitivo, visando os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. A comitiva angolana regressa ao país no dia 7 de Agosto, antes de rumar para o local da competição.Segundo António Manuel da Luz, secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano (CPA), a cidade de Praia oferece melhores condições para a realização com êxito do estágio pré-competitivo.

 "Conseguimos  apoio do gestor do Estádio da cidade de Praia. As condições impostas satisfazem-nos, fica-nos quase 50 por cento daquilo que íamos gastar  na província do Huambo, razão por que decidimos embarcar para Cabo Verde". Entretanto, a delegação angolana regressa ao país no dia 7 de Agosto, uma semana depois viaja para o Rio de Janeiro, palco dos Jogos Paralímpicos.Na última edição do Jogos Paralímpicos disputada em Londres, a Selecção Nacional conseguiu duas medalhas, por intermédio do internacional angolano, José Armando Sayovo, uma de prata e outra de bronze, nos 200 e 400 metros, classe T11.José Armando Sayovo foi afastado da Selecção Nacional em virtude de não ter competido na presente época desportiva.