Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Delegaes da Sarpcco comeam a chegar a Luanda

Silva Cacuti - 29 de Julho, 2019

Angola o oitavo pas a acolher os jogos da Organizao de Cooperao dos Chefes de Polcia da Regio Austral de frica

Fotografia: Vigas da Purificao | Edies Novembro

São aguardadas a partir de amanhã, terça-feira, as primeiras das nove delegações que vêm a Luanda dar corpo à 10ª edição dos jogos da Organização de Cooperação dos Chefes de Polícia da Região Austral de África (SARPCCO), a serem organizados no país de 3 a 15 de Agosto próximo.Belmiro Carmelino, membro da comissão organizadora, admitiu que a qualquer momento podem chegar delegações desportivas. Contudo, fez saber também que a vila olímpica, instalada no Complexo Turístico Futungo II, abre as portas oficialmente a 1 de Agosto.Esperam-se delegações desportivas da  África do Sul, Moçambique, RDC, Namíbia, Zâmbia, Zimbabwe, Botswana, Malawi, e-Swatini, num total de 750 atletas.

Segundo Belmiro Carmelino o processo de credenciamento das delegações, já está a ser feito via \"on-line\", para permitir que logo que cheguem, as delegações sejam encaminhadas para a vila olímpica. Quanto ao credenciamento para jornalistas e mais agentes angolanos, a qualquer momento a organização vai anunciar o seu arranque.

Em relação às infra-estruturas para os jogos, estão definidos os campos Daniel Ndunguidi, Nicolas Berardinelli (1º de Agosto); 22 de Junho e Raul Kinanga (Interclube), que vão acolher os jogos de futebol em masculino e feminino. O voleibol vai jogar-se na quadra de jogos da Refriango. Na vila olímpica, uma sala acolhe as provas de dart\'s e outra, de xadrez. O netball vai ao pavilhão do Kilamba, enquanto as provas de atletismo decorrem nos Coqueiros. Uma prova de meia-maratona vai ter o circuito na cidade do Kilamba.

A SARPCCO é uma organização policial, criada na reunião de 31 de Julho à 1 de Agosto de 1995, em Victória Falls, no Zimbabue, com objectivo da perseguição implacável contra o crime regional e transnacional. Na reunião do 1º aniversário da SARPCCO, realizada de 29 à 30 de Julho de 1996 em Swakopmund, Namíbia, foi decidida que, no espírito de boa vizinhança, as actividades desportivas seriam fomentadas e encorajadas. 

Foi decidido que, \"através do desporto os agentes da polícia podiam manter contactos e alargá-los ao ambiente de trabalho”. Assim surgiram os jogos da SARPCCO, que têm uma periodicidade bienal.Angola é o oitavo país a acolher os jogos, depois da África do Sul (1999, 2001 e 2005); Botsuana (2003); Zimbabué (2007); Malawi (2009); Congo Democrático (2011); Namíbia (2013); e e-Swatini (2015).