Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Delegao angolana procura adaptao

24 de Agosto, 2016

Os angolana aos Jogos Paralmpicos

Fotografia: Dombele Bernardo

A delegação angolana aos Jogos Paralímpicos que inicia a 7 de Setembro, nas mesmas instalações dos Jogos de Verão encerrados no domingo, chegou nesse dia à noite a cidade de São Paulo, para adaptar-se ao clima, antes de começar a competir na referida competição.

O grupo constituído pela equipa de atletismo, a mais emblemática de Angola, através do já retirado José Sayovo, vai cumprir um estágio pré -competitivo em São Paulo, antes do evento para desportistas que necessitam de cuidados especiais.

A delegação chega dia 1 de Setembro ao palco da competição, é composta pelos atletas deficientes visuais José Chamoleia, Octávio dos Santos, Befília Buio e Esperança Gicasso, além dos guias Eduardo Chimboto, Alaine Baptista, Luis Miguel e Nicolau Palanca, integram ainda o seleccionador nacional, José Manuel e o fisioterapeuta José Gavião.

Angola participa, pela sexta vez consecutiva nesta competição, que foi uma inspiração do Barão de Coubertin.

Estreou-se em Atlanta'1996, seguiram-se as edições de Sidney'2000, Atenas'2004, Pequim'2008 e Londres'2012.
Nos Jogos Paralímpicos de Atenas'2004, Jossé Sayovo arrebatou três medalhas de ouro e respectivos recordes nos 100, 200 e 400 metros.
 
Na edição de Pequim'2008 (China) obteve três medalhas de prata naquelas mesmas distâncias, enquanto que em Londres'2012 ,o velocista da província do Bié conquistou o ouro nos 400 metros, prata nos 100 e bronze nos 200m.