Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Delegao angolana segue para Azerbaijo

lvaro Alexandre - 01 de Setembro, 2016

42 Olimpadas Mundiais de Xadrez

Fotografia: Jos Cola

A delegação angolana embarca hoje, às 17 horas, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, com finalidade de representar a Nação nas 42ª Olimpíadas Mundiais de Xadrez,  que decorre de 1 a 14 de Setembro, na cidade de Baku.

Fazem parte da Selecção Nacional, o Mestre Internacional Adérito Pedro, com um Elo Internacional de 2315, sete vezes campeão nacional e medalha de bronze numa das Olimpíadas, e vice -campeão africano de seniores em 2007, do Clube 1º de Agosto,  os Mestres Internacionais do Progresso do Sambizanga, David Silva (2276), bicampeão africano de juniores, Erikson Soares (2274) campeão africano de juniores, o Mestre Fide Cristiano Aguiar, em masculinos.

Em feminino, deixam hoje o país para cumprirem uma missão das Olimpíadas de Xadrez,  a Mestra Internacional Esperança Caxita (1871), bicampeã africana de juniores, a Mestra Internacional Maria Domingos (1689), Delfina João (1659), e Domingas Tavares (1563), todas da Escola Macovi.

O vice-presidente da Federação Angolana de Xadrez, Tito Martins, chefia a caravana olímpica. O vice -presidente da FAX, José Junqueira, representa o país no congresso, em que Aguinaldo Jaime, presidente da FAX, participa como membro executivo da FIDE.

A primeira presença angolana nas Olimpíadas teve lugar em 1982, em Lucerna, Suíça, na gestão do Rogério Silva, ele que foi o primeiro presidente da Federação Angolana de Xadrez. Deste aquela data, o país honrou com a sua presença em todas as edições e Baku representa a 18ª participação.

O baptismo no evento, de elevada dimensão,  foi dos seguintes atletas: Mestre internacional (MI) Alexandre Nascimento, António Saraiva, Marcolino de Meireles e José Veloso. Os xadrezistas suplentes foram o MI Armindo Sousa e Rogério Ferreira.