Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Delegação internacional inicia visita a Angola

Jo?o Francisco - 30 de Julho, 2017

Modalidade na graça das instituições nacionais e internacionais

Fotografia: ROBERT MICHAEL | AFP

A Federação Angolana de Esgrima (FAE), liderada pelo primeiro presidente de direcção para o ciclo olímpico 2017-2020, Domingos Pascoal, a par da Federação do Desporto Escolar,  são duas das mais recentes federações nacionais, reconhecidas no recente Encontro Nacional do Desporto Federado de Angola para engrossarem o leque de associações desportivas existentes no país.

Contudo, a Esgrima , conhecida também como os "dançarinos com espadas" já se constituíram de "facto e de jure", no presente ciclo Olímpico ( 2017-2020), ao ponto de terem sido o suporte para a eleição do actual presidente da Comissão Executiva do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo Vaz da Conceição para mais um mandato a frente do órgão reitor do olimpismo Angolano.  

Mas, o verdadeiro "ensaio" deste reconhecimento internacional da FAE,   vai acontecer no mês de Agosto que amanhã inicia, com a vinda à Luanda de uma importante delegação da Federação Internacional de Esgrima, para dar conforto ao seu mais recente membro do continente africano.

A delegação da Federação Angolana de Esgrima (FAE), que será chefiada pelo seu vice- presidente, Donald Anthony Junior, e da qual faz ainda parte o membro da Comissão Executiva, Novak Perovic, terá a duração de três dias e enquadra-se no processo de aproximação do organismo com as federações filiadas.

OBJECTIVOS DA VISITA
 
De acordo com o presidente da Federação Angolana de Esgrima(FEA), os objectivos da visita dos membros da FIE passam por tomarem contacto com a primeira federação angolana da modalidade recentemente eleita e testemunhar a realidade desportiva nacional.

 "Os membros da Federação Internacional de Esgrima (FIE) vão conhecer as reais condições técnicos - desportivas que possuímos no âmbito das nossas actividades desportivas, neste período de contenção de gastos que o país atravessa e tomar contacto com os agentes desportivos, treinadores , atletas e Juízes", justificou o jovem presidente que também é "sócio Ordinário", representante da FAE no Comité Olímpico Angolano.

 Domingos Pascoal adiantou ainda que: " Esta importante comitiva da FIE, vai manter igualmente contacto com várias instituições desportivas, particularmente o COA e alguns clubes da nossa praça. Ver até onde a FIE poderá contribuir através dos programas de desenvolvimento desportivo será a contrapartida que aguardamos ansiosamente", concluiu àquele dirigente.

PROGRAMA


A delegação da FIE deve ser recepcionada no Aeroporto Internacional "4 de Fevereiro " nesta terça-feira ( 02.08), a partir das 12h30 por membros do Comité Olímpico Angolano (COA) e da Federação Angolana de Esgrima( FAE). O período matinal do segundo dia ( 03.08), a partir das 09h00, está reservado a visita ao Clube Desportivo da Força Aérea Nacional, localizada na Base Aérea nacional, em Luanda.

No período vespertino, entre as 15 e 16h00 do mesmo dia, está reservado uma recepção a delegação pelo Presidente da Comissão Executiva do COA, Gustavo Vaz da Conceição, visita as instalações da Federação Angolana de Esgrima.

Ainda àss 17h30 de quinta-feira,  a delegação desloca-se até ao Bairro Vila Alice para efectuar uma visita guiada ao Clube Desportivo Vila Clotilde e um encontro com atleta e treinadores de Esgrima afecta aquela agremiação.

 A delegação tem o seu regresso previsto para sexta-feira, deixando Luanda às 13h00.


Perfil
Donald Anthony Júnior

O vice - presidente da FIE, Donald Anthony Junior  é de origem norte-americana.
Profissional dos desportos é também empresário e consultor de Gestão.
Fundador e Presidente da SwordSport LLC, líder Mundial na promoção da Esgrima(...).
 NOVAK PEROVIC
 Além de Membro da Comissão Executiva da Federação Internacional de Esgrima é  Vice Presidente da Confederação Africana de Esgrima.
Engenheiro sénior da DRA Mineral Projects. Trabalha também como design, consultoria e gerenciamento de projectos ( sector de mineração.                   
JF