Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Delfina Joo e Luzia Pires medem foras

Joo Francisco - 08 de Abril, 2019

Fotografia: Jaimagens | Edies Novembro

A Candidata a Mestres Delfina João e a Mestre Fide Luzia Pires, duas das principais favoritas a vitória final na edição 2019 da Taça Ensa em Xadrez, defrontam-se logo mais às 17 h00, no match mais importante da 7ª ronda do torneio feminino, que decorre em simultâneo com a prova masculina, nas instalações da Federação Angolana de Xadrez.
Delfina João e Luzia Pires, passaram a partilhar a liderança, ambas com 4,5 pontos, a partir da rodada número seis, quando derrotaram Olga Costa e Luzia Guimarães, respectivamente.
As senhoras disputam o seu torneio no sistema “todos contra todos” , o que permite conhecer o cartaz de véspera. A sétima jornada, reserva ainda as seguintes partidas: Ana dos Santos- Luzia Guimarães, Candidata a Mestre, Fátima dos Reis- Mestre Fide, Ednazia Junior, Valquiria Rocha- Mestre Internacional Esperança Caxita e Sandira Justina- Olga Costa.
Ontem, para a 6ª jornada, as duas únicas partidas terminadas à “hora do fecho” foram a derrota de Valquíria Rocha, por tempo (chegou atrasada á sessão) diante de Olga Costa, campeã provincial júnior 2018 e, a vitoria da Mestre Internacional Esperança Caxita diante de uma das lideres Delfina João.
Com esta vitória, Esperança Caxita, que neste torneio consentiu uma derrota diante Luzia Pires na 2ª ronda, “entra no jogo” dos lugares, com 4 pontos, na 3ª posição, à condição, a depender do resultado entre, Ednazia Júnior ( 3,5) que ainda jogava com Luzia Guimarães (3).
Olga Costa, fez o seu 1,5, mantendo-se numa das últimas posições do torneio e Valquíria Rocha, mantém os seus 2 pontos, na 7ª posição, ambas muito longe dos lugares para prémios.
Recorde-se que este torneio distribuirá na ordem dos 140.000.00 Kwanzas para as três primeiras classificadas ( 1ª 70.000,00, 2ª 40.000,00 e 3ª  30.000,00). E, um tabuleiro para a melhor sub-16.