Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Desportistas visitam Memorial Agostinho Neto

Silva Cacuti - 08 de Agosto, 2019

Fotografia: Paulo Mulaza | Edies Novembro

 

Num dia em que o calendário desportivo atribui pausa à maioria dos atletas envolvidos, a organização dos 10 jogos da Sarpcco leva-os a conhecer hoje um pouco da história de Angola. A visita turística aprazada para as 9h00 começa no Memorial Agostinho Neto, segundo Belmiro Carmelino, da comissão organizadora.

Naquele lugar, os desportistas vão tomar contacto com a vida e a obra do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto. Depois dos Memorial, os turistas de ocasião seguem para o museu das Forças Armadas, onde também vão conhecer os traços da história recente de Angola. A jornada turística termina na Ilha de Luanda.

A agenda do dia de amanhã é marcada pela disputa da final do voleibol, cujo palco é a Arena Refriango entre as equipas de Angola e do Zimbabwe. Aliás, o voleibol, a par do futebol feminino e xadrez são as especialidades em que Angola tem sido muito bem representada com grandes possibilidades de obter medalhas.

Os voleibolistas nacionais despacharam a Namíbia na primeira jornada e a Zâmbia, na segunda. Em ambos jogos, Angola venceu por 3 sets a 0. 

O quadro geral de medalhas está a ser dominado pelo Zimbabwe, que soma um total de 52 medalhas, das quais 17 de ouro, 18 de prata e 17 de bronze. A Namíbia está na segunda posição com 37 medalhas e Angola vem a seguir com 23 medalhas, sendo seis de ouro, outras tantas em prata e 11 de bronze.

Oito países estão a disputar a 10ª edição dos Jogos da SARPCCO devido às desistências do Malawi e da RDC. Angola regista assim a edição com menos participantes do historial dos certame.