Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Desportivo do Wembo estreia no Nacional de iniciados e juvenis

Rosa Napoleão - 03 de Julho, 2015

Desportivo do Wembo é a grande novidade da VII edição dos Nacionais de ginástica

Fotografia: Nuno Flash

O Grupo Desportivo do Wembo de Viana é a grande novidade da VII edição do Campeonato Nacional de iniciados e juvenis em ambos os sexos que a província do Bié acolhe de 16 a 19 deste mês.

A equipa de Viana na classe feminina  participa pela primeira vez numa prova nacional, depois de ter competido no campeonato da Zona Norte frente às experientes equipas e com grande rodagem competitiva. Apesar da inexperiência, a equipa conseguiu uma qualificação razoável, que lhe garantiu o passe para a prova  nacional. A ginástica rítmica é o forte do conjunto. 

A prova  conta com a participação de Luanda com o Petro de Luanda, Agefir, X Mex, 1º de Agosto, Benguela, Huambo, Cundo Cubango, Huíla, Namibe, Cuanza Sul e Norte, nas disciplinas de ginástica rítmica, acrobática, artística, duplo mini, trampolins e tumbling.Em declarações ao Jornal dos Desportos, o director técnico da Federação Angolana de Ginástica, Agostinho Sungo, relatou que as equipas devem apresentar-se no palco da competição um dia antes da prova para evitar certos constrangimentos. "Nós já comunicámos às províncias em questão, para chegarem com antecedência ao palco da competição, isso para terem tempo de manterem o primeiro contacto com o local antes do início da prova", disse.

O dirigente promete uma boa organização. "As condições estão a ser criadas   realizarmos um bom campeonato. Contamos com o apoio do Governo Provincial de Bié, que vai disponibilizar-nos transporte e segurança, enquanto que a direcção da federação vai responsabilizar-se pela alimentação e alojamento para que as equipas estejam devidamente acomodadas", garantiu.

Agostinho Sungo acrescentou que "o estado da modalidade em Angola continua positivo, devido a actual prática na maior parte das províncias, com o principal foco para província de Benguela, Huambo e Huíla onde há maior número de atletas e onde se ergueram os três centros especiais para treino".
A edição anterior da competição realizou-se no Pavilhão das Acácias Rubras, na província de Benguela, e consagrou o   Nacional de Benguela como vencedor.

Depois deste campeonato, o órgão reitor da modalidade no país  organiza o Campeonato Nacional de Seniores, nas classes masculina e feminina.