Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Desporto escolar com bons indicadores

Matias da Costa, no Cuito - 18 de Agosto, 2015

Desporto escolar com bons indicadores

Fotografia: Jornal dos Desportos

A massificação do desporto nas instituições escolares de Catabola, acerca de 52 quilómetros a Leste do Cuito, capiatl do Bié, é uma realidade. O aspecto é reforçado com o fomento da prática de exercício físico e a expansão de recintos para servir o desporto na região, revelou o responsável municipal da Educação.António Pascoal disse em entrevista concedida ao “Jornal dos Desportos” nesta paragens que a semelhança das infra-estruturas desportiva, a direcção local da educação, sob coordenação do governo provincial, submeteu à formação superior e técnica de professores de educação física.

O responsável do sector da educação em Catabola lembra que o desporto traduz uma componente que contribui no sistema de apreendizagem.
“Tudo indica para uma trajectória promissora, partindo da motivação humana na prática desportiva e a disponibilidade de recursos físicos, temos recintos multi-uso todos cobertos para diversas modalidades”, referiu.

O director municipal da educação de Catabola salientou que o sector tudo faz para transmitir valores e a manutenção física ao alunos. É nessa perspectiva, recordou, que foram criados recintos na comunas de Chipeta, Caiuera, Sandes, Chiuca e Muquinda, onde os alunos dedicam a prática do atletismo, salto em comprimento e o futebol.

Lembre-se que o munícipio de Catabola, localizado no corredor Leste do Bié, possui uma extensão em quilómetros quadrado de 3.028 e uma população estimada em mais de 181 mil habitantes, que se dedicam essencialmente à actividade agrícola.Além da sua sede provincial, o Cuito e de Catabola, o Bié conta ainda com os municípios do Andulo, Cunhinga, Camacupa, Cuemba, Chinguar, Chitembo e Nharea.