Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Desporto escolar espera revitalizao

20 de Outubro, 2013

Moxico aguarda visita do comit de revitalizao da educao fsica e desporto escolar

Fotografia: Jornal dos Desportos

De acordo com o chefe de departamento provincial dos desportos, Zeferino Menezes, após o anúncio da implementação do programa há dois anos, a sua execução parou, mas acredita que pelo facto do Chefe de Estado ter referido o assunto no discurso à nação, pode impulsionar a execução.

Afirmou que Moxico, por exemplo, espera por uma visita do comité nacional de revitalização da educação física e do desporto escolar há muito prometida, para proceder ao levantamento do estado das infra-estruturas desportivas, formação de professores de educação física, entre outras acções.  Face ao anúncio do Presidente da República em ajustar a Estratégia de Desenvolvimento Nacional do Desporto, sugeriu que o Moxico vai apresentar uma proposta para a construção de um Instituto Médio e Superior de Educação Física para a região Leste.

O especialista formado em Cuba sustentou que o programa de revitalização da educação física e desporto escolar passa pela criação e remodelação em todo o país de infra-estruturas desportivas, formação e capacitação de professores de educação física, estreitar relações entre o ministério da Juventude e Desportos e o da Educação, entre outras condições. “O Presidente da República mostrou, uma vez mais no discurso, ser homem do desporto e pretende que Angola seja a médio prazo um país de desporto em África. As áreas visadas devem começar já com a implementação dos distintos programas”, finalizou.