Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Desporto escolar ganha Associao

Silva Cacuti - 19 de Novembro, 2014

Na altura, o responsvel fez meno da existncia da mesma no quadro de uma parceria com o ministrio da Educao que devia liderar e podia ter da parte do Minjud apoio metodolgico e financeiro.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O desporto escolar em Angola pode ganhar um novo impulso com a criação da Associação Angolana de Desporto na Escola (AADE), questão que vai estar em abordagem a partir de amanhã, durante o VIII Conselho Consultivo do Ministério da Juventude e Desportos, que vai decorrer na Escola Nacional de Administração (Enad).

A questão consta da agenda da reunião daquele órgão de consulta do ministro da Juventude e Desportos que vai também tratar do Plano de Desenvolvimento das Modalidades Desportivas e apresentar o Portal do Movimento Desportivo Nacional.

A criação da Associação  Angolana de Desporto na Escola já tinha sido defendida por António Gomes, director Nacional dos Desportos, à margem dos IX Jogos da CPLP que o país acolheu em Agosto. Na altura, o responsável fez menção da existência da mesma no quadro de uma parceria com o ministério da Educação que devia liderar e podia  ter da parte do Minjud apoio metodológico e financeiro.

O VII Conselho Consultivo, realizado a 19 de Abril de 2013 tinha entre as suas recomendações “profunda reflexão sobre a prática do desporto jovem, que promove o aparecimento de uma cultura centrada no desporto escolar”. Aliás, o VIII Conselho Consultivo vai também avaliar o grau de cumprimento das recomendações da reunião anterior.

Ainda no que toca ao desporto, a reunião vai também abordar os seguintes temas:  O programa de implementação das infra-estruturas sócio-desportivas de proximidade. O impacto do senso populacional no desenvolvimento da prática desportiva e o estado de preparação do país para os Jogos Africanos.

Participam no Conselho Consultivo directores nacionais, provinciais, chefes de departamentos, presidentes de Federações, Associações, e parceiros sociais do Minjud.
Silva Cacuti