Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Desporto escolar ganha federação

Silova Cacuti - 01 de Outubro, 2015

Valdés tem a missão mais dificultada

Fotografia: Maria Augusta

Angola vai contar com mais uma Federação a do Desporto Escolar, nos próximos tempos, com objectivo de aumentar a participação nas actividades desportivas e promover a mobilização da juventude estudantil, como suporte ao desenvolvimento da actividade física e desportiva em geral e do desporto de rendimento em particular.

O projecto de criação da Federação Angolana do Desporto Escolar (FADE) foi tema de uma reunião, ontem, na Galeria dos Desportos, que contou com a participação de titulares e altos funcionários dos Ministérios da Juventude e Desportos e da Educação. O projecto avança com a proposta de comparticipação financeira nos custos da actividade da FADE.

Ao Ministério da Educação cabe o suporte financeiro das fases "escola", "local" e "provincial" das competições sob a égide da FADE, enquanto ao Ministério da Juventude e Desportos está reservado o financiamento para as fases "zonal" e "Nacional", segundo documentos a que tivemos acesso.
O projecto começa com uma fase experimental, em que vão ser seleccionadas escolas de quatro províncias, segundo Gonçalves Muandumba, Ministro da Juventude e Desportos.

"Chegamos à conclusão que devemos avançar na perspectiva da Federação de Desporto Escolar. Não é uma experiência única; há uma Federação Internacional de Desporto Escolar, colhemos também experiências de outros países. As escolas vão transformar-se em clubes escolares que vão engajar os directores, os encarregados de educação e a sociedade civil", esclareceu. O ministro da Educação, Pinda Simão, disse que a criação da FADE é uma solução encontrada no esforço para a busca de patamares cada vez melhores para o desporto escolar praticado no país.

"É a solução que foi encontrada neste exercício de melhoria constante do desporto escolar, que vai assentar sobre clubes escolares; pode dar mais visibilidade em relação ao que queremos que se faça em termos de diferentes modalidades", comentou.

A criação da FADE é um projecto que aponta para a melhoria do actual quadro do desporto escolar, que assenta na baixa mobilidade dos alunos durante as diversas fases (intra-turmas, inter-escolas, inter-distritais, inter-municipais e provincial). Até 2014 foram realizadas oito provas escolares, que envolveram campeonatos de basquetebol, futebol, andebol, atletismo, voleibol e ginástica.