Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Desporto escolar promove amizade

15 de Agosto, 2016

Saurimo, o desporto escolar promove momentos amigáveis

Fotografia: Jornal dos Desportos

A governadora da província da Lunda Sul, Cândida Narciso, disse no sábado, em Saurimo, que o desporto escolar promove momentos amigáveis e de solidariedade entre os alunos, além de servir de ocupação dos tempos livres dos estudantes, sensibiliza-os a abster-se de más acções. 

Cândida Narciso fez este pronunciamento quando discursava na cerimónia de abertura da primeira edição dos jogos escolares na Lunda Sul, tendo realçado que o desporto tem grande relevância na vida de qualquer ser humano, pois ajuda no combate à obesidade e reduz as doenças cardiovasculares.

Disse que os jogos escolares permitem que as crianças, adolescentes e jovens aprendam a organizar-se, melhorar a sua disciplina, bem como desenvolver o espírito de equipa, de colectividade e uma mente salutar para as actividades que visam o seu desenvolvimento.

“Estas actividades visam contribuir para que as nossas crianças consolidem a sua personalidade, porque é através do desporto que vão ganhar princípios, hábitos e habilidades”, afirmou.

A governante apelou ainda os adolescentes e jovens no sentido de abster-se de uso de bebidas alcoólicas, do tabaco e de outras substâncias nocivas à saúde para beneficiar dos bons resultados da prática de actividades desportivas.

O evento, que está ser promovido pela Direcção Juventude e Desportos, em colaboração com o sector da Educação,  decorrerá de 13 a 31 do mês em curso, no município de Saurimo, com uma participação de mil alunos do I e II ciclos do ensino secundário, nas modalidades de futebol, futsal, atletismo, basquetebol, voleibol, ginástica, xadrez e andebol.