Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Desporto ganha primeiro museu

Silva Cacuti - 02 de Maio, 2014

Galeria dos Desportos é aberta oficialmente hoje e é o mais novo espaço da preservação da História de Angola

Fotografia: M. Machangomgo

A galeria dos desportos é um edifício de três andares com escritórios, biblioteca, sala de conferências, salas de exposições e cinemateca. "A inauguração do edifício obedece à necessidade de adquirir para a conservação, investigação, difusão e exposição dos testemunhos materiais do desporto angolano. Por isso, quero apelar a todos os desportistas e cidadãos que tenham algo que possa ajudar a enriquecer o acervo desta galeria a não privar a sociedade destes bens, porque o acervo representa o núcleo vital de todo o museu", considerou Matias André, historiador e antigo futebolista.

Para efeito de recolha, tratamento e conservação do acervo da galeria foi criada uma comissão instaladora em Fevereiro de 2012  dirigida por Jorge Mário Fernandes. Integram a comissão  António Muachilela, coordenador-adjunto, Adriano Cristóvão Francisco, Victor Gioveti Cardoso de Barros, Paulo Will e Américo Cuononoca. Constituem matéria de recolha para a galeria os troféus, fotografias, vídeos, cartazes, registos magnéticos, bibliografia, pins, mascotes, equipamentos desportivos, galhardetes e outros materiais de interesse.


CONSTATAÇÃO
Galeria dos Desportos
é fonte de inspiração


Situada numa área anexa ao Complexo da Cidadela, a Galeria dos Desportos vai testemunhar à sociedade angolana o património, a história do desporto e do desenvolvimento científico, contado directamente pelos seus protagonistas.

Mas não só aos angolanos. Países fronteiriços vão poder inspirar-se na obra que hoje vai ser inaugurada, assim defendeu o historiador Américo Cuononoca, membro da comissão instaladora da Galeria dos Desportos.

Falando durante uma das visitas efectuadas pelo ministro da Juventude e Desportos às obras da galeria, o estudioso enalteceu a pertinência da obra que “vai preservar a história e o percurso e transformação das modalidades desportivas no país”.

“É um projecto muito ambicioso e inédito, se olharmos para os países da África Austral são raros os que têm uma casa destas. É uma iniciativa que deve ser apoiada por toda a sociedade.”

A Galeria dos Desportos vai cobrir a procura em Angola de um espaço onde as distintas conquistas do desporto angolano possam ser visionadas por estudantes, desportistas e outras camadas sociais.             
SILVA CACUTI