Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Desporto nas comunidades orienta o comportamento

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 22 de Julho, 2014

Participam do seminário, promotores do desporto dos municípios da Chibia, Humpata, Lubango, Jamba, Caluquembe, Quipungo, Matala, Caconda, Cacula, Quilengues, Cuvango, Chicomba e Chipindo.

O desporto nas comunidades apresenta-se hoje como a estratégia eficaz, para a orientação comportamental positiva na sociedade angolana, porquanto, permite ter uma melhor compreensão das vantagens sociais, económicas, culturais e ambientais da actividade desportiva, no seio das comunidades. A afirmação é do director Provincial da Juventude e Desportos da Huíla, Joaquim Barbante Tyova.

O governante falava na cerimónia de encerramento da primeira acção formativa sobre o Desporto Comunitário, no Lubango, destacou que a formação não serviu apenas para fornecer ferramentas técnicas para melhor prática do desporto, mas é “pressuposto fundamental para a inclusão social”.

Joaquim Barbante Tyova realçou o reforço do diálogo com todos os agentes desportivos, para que os desportistas, patrocinadores, amantes do desporto, líderes comunitários, autoridades estatais e tradicionais, assim como as entidades religiosas possam cada vez mais ter o mesmo nível de compreensão do desporto da comunidade.

O director da Juventude e Desportos da Huíla ressaltou também “além do lazer e proporcionar a boa saúde, o desporto da comunidade é factor determinante na harmonia social e de convivência pacífica na diversidade”. O dirigismo desporto, movimento olímpico, teoria sobre o basquetebol, voleibol, ginástica, karaté shotokan, taekwon-dó, futebol onze, atletismo, andebol e lei da arbitragem foram os temas abordados.

Participam do seminário, promotores do desporto dos municípios da Chibia, Humpata, Lubango, Jamba, Caluquembe, Quipungo, Matala, Caconda, Cacula, Quilengues, Cuvango, Chicomba e Chipindo.
GAUDÊNCIO HAMELAY- LUBANGO