Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Desporto procura outros horizontes

Sergio V. Dias - 04 de Janeiro, 2014

As diferentes modalidades desportivas na província clamam por melhores dias

Fotografia: Jornal dos Desportos

O número “um” da direcção províncial da juventude e desportos do Bié, Anastácio Sambowe, sublinha mesmo haver, ainda, muita coisa por fazer a nível do sector.

Por isso, aponta a Lei do Mecenato para impulsionar o desenvolvimento do desporto e a conjugação de esforços de todos os sectores afins como solução para tirar as diferentes modalidades da letargia.

Durante a realização do Sétimo Conselho Consultivo Alargado do seu pelouro colheram-se várias contribuições sobre a referida Lei. Anastácio Sambowe refere, ainda, haver enormes dificuldades na procura de apoios para o desporto, particularmente da classe empresarial, porque os investimentos feitos a nível do desporto são sem retorno.

Apesar do quadro menos bom do sector, ainda assim devem-se relevar algumas acções que ocorrem aqui e acolá na perspectiva de mudar o actual rumo dos acontecimentos das diferentes disciplinas desportivas e particularmente do futebol.

A nível do desporto-rei vale destacar o processo de massificação levado a efeito pela equipa do Sporting do Bié, que enceta passos no intuito de regressar ao convívio dos grandes do nosso “association” nos próximos anos.

A turma leonina representou a província do Bié no Zonal de Apuramento ao Girabola de 2014, mas ainda assim falhou a tentativa de “assaltar” a mais alta-roda do futebol nacional, numa prova em que ficou na última posição.


Formação
Atletismo em alta


No caso particular do desporto adaptado, a Escola de Atletismo Boa Esperança tem feito um grande trabalho, promovendo muitos atletas que hoje dão cartas a nível das provas nacionais. Esta escola tem, inclusive, atletas a formar-se no exterior do país.

A Direcção Provincial da Juventude e Desportos do Bié controla as associações provinciais de futebol, andebol, basquetebol, futsal, voleibol, assim como núcleo de hóquei em patins.

Além dessas associações, existem também na província núcleos dinamizadores de xadrez, de lutas livres, karaté-do, capoeira e outras disciplinas desportivas.
S.V.D