Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Desporto reforça laços entre Angola e a China

31 de Outubro, 2013

Federação angolana da modalidade e a CITIC assinaram protocolo de cooperação

Fotografia: Jornal dos Desportos

O embaixador da China em Angola, Gao Kexiang, afirmou terça-feira, em Luanda, que o desporto está a reforçar os laços de amizade que Angola tem com o seu o país, no âmbito da reconstrução nacional. O diplomata, falava durante a cerimónia de assinatura de acordo desportivo entre a Federação Angolana de Ténis de Mesa e a empresa chinesa no ramo da construção civil CITIC, disse que é um orgulho para ele que o seu país, para além de contribuir para reconstrução nacional de Angola, apoie igualmente o desenvolvimento do desporto.

Referiu que esta é a segunda fase do projecto social da CITIC para Angola e espera que as oito crianças angolanas e o técnico que se deslocam a China possam trazer ferramentas e elevar o nível da modalidade no país. Gao Kexiang frisou que a China apoia outras modalidades como o  Taekwondó, Karaté-dó, Boxe, Judo e Ju-jitsu.

Na sua intervenção, apontou os grandes benefícios do povo angolano durante os dois anos que assumiu a pasta em Angola, com a realização do campeonato do mundo de hóquei em patins, a construção de três pavilhões e as conquista dos africanos de basquetebol masculino e feminino e do andebol sénior feminino.

O primeiro memorando entre a FATM e a CITIC foi assinado em 2010 e permitiu a deslocação a este país de sete atletas, dos 12 aos 15 anos de idade, e de um técnico, que regressam ao país nos finais do mês de Novembro.