Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Desportos de combate

Rosa Napoleão - 17 de Outubro, 2013

O modelo pode permitir aumentar o número de combates de cada atleta, dando-lhe maior rodagem competitiva.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O III encontro das modalidades de combate está previsto para amanhã numa das salas da Federação Angolana de Judo, na Cidadela Desportiva.
Sob o lema “Infra-estruturas e orçamento das federações face ao novo modelo de massificação e competições das modalidades de combate”, o encontro é dirigido pelo secretário-geral da Federação Angolana de Ju-Jitsu, Pedro Emous, e visa encontrar um novo rumo para as políticas de gestão das modalidades. 

Para o evento estão convidados os representantes das Federações de boxe, judo, lutas, karaté-dó e taekwan-dó. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o presidente da Federação Angolana de Ju-Jitsu, Nzuzi Ndombaxi Sebastião, recomendou aos participantes maior responsabilização na abordagem dos temas, para que as modalidades de combate possam sair deste encontro mais beneficiadas.

“Penso que os representantes dessas modalidades devem agir com mais seriedade, porque é o futuro dessas práticas desportivas que está em jogo. Queremos buscar o respeito de quem de direito e os instrumentos para relançamento do desenvolvimento integral das modalidades de combate. Para isso todos temos que participar”, disse.

Os representantes das modalidades de combate têm ainda a missão de aprovar o novo modelo de competição, que pode ser a realização de torneios entre diferentes academias todos os fins-de-semana, no sistema de todos contra todos. O modelo pode permitir aumentar o número de combates de cada atleta, dando-lhe maior rodagem competitiva.
Rosa Napoleão