Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Desportos Tradicionais de Luanda tem mais dois novos reforos

Joo Francisco - 01 de Abril, 2019

Fotografia: Eduardo Pedro | EDIES NOVEMBRO

Com a tomada de posse do Clube Desportivo Estrela Mabor e Força do Cazenga, na última sexta-feira, no salão May Ocean, localizado no Bairro da Mabor, subiu para seis os clubes membros da Associação Provincial de Jogos Tradicionais de Luanda (APJOTRAL), presidida por Afonsina Pedro Mazimba.

As duas novas filiadas juntam-se a Bulls Big Angola, Vitória da Sapú, 11 de Novembro/Rocha Pinto e Clube Chicago Bulls, que as \"baptizaram\" com demonstrações de jogos tradicionais como garrafinha, saltar a corda e zero-zero. O resultado não esteve em causa. Prevaleceu o convívio entre os membros.

Com a integração de mais dois filiados, Afonsina Mazimba cumpre a promessa feita na tomada de posse a 15 de Dezembro de 2018, quando disse: \"Agora, estamos reconhecidas. Apesar de que os jogos que amamos são dos tempos dos nossos avôs, vamos trabalhar para levá-los noutros cantos de Angola e do mundo\".

Mulher de pouca palavras, Afonsina Mazimba afirmou que as actividades oficiais da época 2019 tiveram início em Fevereiro último, depois da auscultação de clubes legalizados. 

A instituição vai realizar nos próximos meses a primeira edição dos campeonatos provinciais deLuanda. Para a participação de maior número de clubes, apelou aos agentes em situação ilegal a regularizarem-se na Associação.

Para conferir a legalidade, testemunhou o acto de filiação a directora Guilhermina Cruz, em representação de Manuel Sebastião, Director do Gabinete Provincial dos Desportos Cultura Recreação Comunicação Social e Turismo de Luanda.

A direcção da Associação Provincial de Jogos Tradicionais de Luanda é liderada por Afonsina Pedro Mazimba e tem como vice-presidente, Kuvatila Carlos Andrade; secretário-geral,  Salomão João Pinto; e secretária-geral adjunta, Joana Nanivoyane Quinavuidi.