Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Detritos na pista adiam GP Z D

07 de Setembro, 2014

A deciso do adiamento da corrida comeou quando os pilotos inspeccionaram a pista e constataram anomalias ao longo do percurso.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A prova fazia parte da sétima jornada do campeonato provincial de Luanda e alusivo ao 72º aniversário natalício do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, assinalado a 28 de Agosto último.

A decisão do adiamento da corrida começou quando os pilotos inspeccionaram a pista e constataram anomalias ao longo do percurso. Dos corredores contactados, todos alegaram a presença de cheiro nauseabundo produzido em pequenos focos de lixo que se encontravam nas proximidades das curvas, bem como a presença de detritos ao longo da pista.

Face à situação, que colocaria em perigo a integridade física dos pilotos e a saúde dos contendores, o grupo recusou entrar na pista para animar o elevado número de adeptos que se fizeram presentes.

Para justificar a decisão dos pilotos, um membro afecto à organização da prova disse que a Associação gastou 80 mil kwanzas para reparar a pista, visando a realização do Grande Prémio Zé Du. Quanto aos detritos na pista, justificou como "situação normal" de uma pista de motocross em qualquer parte do mundo.

Com o adiamento da prova, o despique entre os corredores vai continuar a mexer na mente dos adeptos. Custódio Neto "Toíto", do Team Sitec, e Zé Cazenga, do Team Orbel, congelam a disputa. Ricardo Jorge, que dá graça no seu regresso à pista, vai trabalhar mais para que na próxima corrida ocupe o lugar mais alto do pódio. O terceiro classificado da prova é a "coqueluche" dos adeptos de motocross, depois de um ano paralisado.