Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Dia Africano junta crianas na Ndia Cruz

Rosa Panzo - 13 de Junho, 2019

Crianas Africanas vivem o dia na piscina do 1 de Agosto

Fotografia: AFP

A piscina Nádia Cruz afecta ao 1º de Agosto acolhe neste sábado, a partir das 10h00, o torneio infantil para saudar o Dia da Criança Africana que se assinala no domingo. A prova conta com a participação de 116 petizes com idade compreendidas entre os sete aos 11 anos, inscritos por quatro clubes de Luanda, mormente 1º de Agosto, Clube Náutico da Ilha de Luanda (CNIL), Onda Spor Club (OSC), Verge Spor Club (VSC).

Após a disputa da alta competição, a organização vai fazer uma demonstração de natação sincronizada com petizes dos clubes participantes, segundo o programa da prova.Recorda que o 1º de Agosto foi o vencedor da Taça de Angola-BIC com 37.692 pontos. Em masculina subiram ao pódio com 23785 e, na classe feminina, conquistaram com um total de 13907.

Na segunda posição ficou o Onda Spor Clube com 22337. A classe masculina somou 15227 e a feminina, 7110. O Clubes Náutico da Ilha de Luanda quedou-se na terceira posição com 16901, dos quais, 7881 em masculinos e 9020 em feminino.Em quarto lugar posicionou-se o Vera Spor Clube com 3244. A classe masculina totalizou 3112 e a feminina, 132 pontos. 

Angolanos preparam Mundial 
da Coreia do Sul 

Já são conhecidos os atletas que vão representar o país no Campeonato do Mundo Absoluto de Águas Abertas a decorrer de 12 a 28 de Julho em Gwangju, Coreia do Sul. A direcção técnica da Federação Angolana de Natação convocou cinco atletas com maior performance nos últimos eventos desportivos. 

Assim, a prestação da selecção nacional de natação está entregue a Catarina Sousa, Lia Lima, Daniel Francisco, Salvador Gordo, Pedro Pinotes e João Duarte. É de salientar que os dois últimos vão competir  a prova de aproximadamente três milhas náuticas. Para os Jogos Africanos a decorrer de 19 a 31 de Agosto, em Rabat, Marrocos, a Federação entregou a missão a Catarina Sousa, Lia Lima, Rafaela Santos, Eliana Coelho e Daniel Francisco.A bandeira angolana vai ser hasteada em Budapeste, Hungria, no Campeonato do Mundo Júnior de 20 a 25 de Agosto próximo. Para a empreitada "os embaixadores" são Salvador Gordo e Henriques Mascarenhas.

O Campeonato Júnior Africano a ser disputado de 11 a 15 de Setembro, na Tunísia, conta com as presenças de Filipe Freitas, Yusseni Furtado, Rafaela Santos, Salvador Gordo e Djamel Pires.O novo plano de convocatórias das selecções nacionais consta de uma estratégia para elevar as performances competitivas dos atletas. A responsabilidade de preparação está entregue aos treinadores dos respectivos clubes.