Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Diane Yimga j corresponde

Silva Cacuti - 26 de Setembro, 2014

Camaronesa Diane Yimga ( esquerda) um dos reforos das petrolferas da capital visando a temporada 2014/2015

Fotografia: Domingos Cadncia

A pivot camaronesa Diane Yimga, que o Petro de Luanda foi buscar ao Abo Sport da República do Congo, já dá indicadores de ser a aposta ideal para reforçar o sector durante a participação na 36ª edição da Taça dos Clubes Campeões de África    prevista para o período de 8 a 19 de Outubro em Tunis, Tunísia.

Chegada na terça-feira a Luanda, a jogadora deu cartaz no treino de quarta-feira, com a equipa masculina do Sporting de Luanda.
Diane mostrou mobilidade na zona ofensiva e muita agressividade defensiva. "É um reforço", comentou um especialista em análise de jogos que presenciou o treino da equipa.

A dupla técnica Vivaldo Eduardo-Edgar Neto realizou um treino com 80 minutos de duração para permitir o entrosamento da nova "aquisição" com as restantes atletas do plantel e colheu frutos.

"Estamos a procurar dar o maior entrosamento possível, felizmente ela está a corresponder. Com todo o trabalho que vamos efectuar durante o tempo que nos separa da competição pensamos que vai conseguir dar conta do recado", disse Edgar Neto, no final dos treinos.

O plantel está motivado, assegurou o técnico. As juniores Nelma (meia-distância) e Luena (ponta) também cumprem esta fase de entrosamento com o grupo de seniores, já que os técnicos as preferiram, em detrimento de Anastásia Sibo e Matilde André que não tiveram bom desempenho durante o campeonato nacional perdido para o 1º de Agosto.

Para permitir o entrosamento das novatas a equipa volta a defrontar hoje, no recinto do Dream Space, o Progresso do Sambizanga, depois de ontem ter jogado com o ASA,  no Catetão. O Petro de Luanda vai jogar a fase preliminar inserido no grupo A, ao lado do Progresso do Sambizanga, FAP dos Camarões, Africa Sport de Abidjan, Nuru e Mikishi, ambas da República Democrática do Congo.

O 1º de Agosto, vice-campeão continental, encabeça o grupo B, ao lado das equipas do TKC, dos Camarões, Phoenix do Gabão, Nouasser de Marrocos e os representantes da República do Congo e da Tunísia.

Petro de Luanda
perde com Sporting

Tendo em vista a sua participação na 36ª edição da Taça dos Clubes campeões africanos de clubes, a decorrer na cidade de Tunis (Tunísia), a equipa sénior feminina de andebol do Petro de Luanda perdeu na noite  de quarta-feira, por 45-48 diante da formação júnior masculina do Sporting da capital.

A equipa técnica utilizou as 19 jogadoras disponíveis, tendo sido possível observá-las nas duas partes.
A pivot congolesa Diane Yimga, que escalou Luanda terça-feira, já treinou com o grupo e também foi utilizada no amistoso.

Este foi o terceiro jogo amistoso das "tricolores" depois do duplo triunfo com a formação sénior feminina do Progresso por 24-16 e 30-20. Ontem, as petrolíferas da capital defrontam as aviadoras mas, até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado final.
Hoje, as comandadas de Vivaldo Eduardo defrontam o Atlético Sport Aviação (ASA).


Taça dos Campeões
Progresso do Sambizanga ganha estági
o

A pouco menos de 15 dias do começo da 36ª edição da Taça dos Clubes Campeões o plantel do Progresso do Sambizanga recebeu a indicação de que vai beneficiar de estágio pré-competitivo visando a prova que se joga em Tunis, Tunísia.

Segundo apuramos a equipa está, agora, a ultimar contactos com Portugal ou Espanha para efectivar o estágio que pode  ser curto. A previsão de partida é o dia 3 de Outubro, ainda assim estão previstos entre quatro a cinco jogos de controlo.

Durante o estágio a equipa vai integrar a camaronesa Mpay Sinkote Sidony que está confirmada como reforço da agremiação.

Armando Gumbe reforça também a equipa com a ponta Matilde André e a pivot Anastásia Sibo (Petro de Luanda) e, ainda, Ngalula Kanka e Liliana Paixão (ASA).

O Progresso do Sambizanga ostenta o bronze da competição africana e foi quarto classificado do campeonato nacional.

A outra equipa que prepara a participação na competição africana é o 1º de Agosto, campeão nacional, que hoje segue para  Espanha, onde vai cumprir um estágio pré-competitivo, visando a conquista inédita do torneio.
S.C