Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Dias e Gama decidem título

?lvaro Alexandre - 03 de Maio, 2017

Campeão Provincial de Luanda

Fotografia: Jornal dos Desportos | Edições Novembro

Os xadrezistas Vanderson Dias e Edivaldo Gama, ambos do Progresso Sambizanga, decidem hoje, às 10 horas, nas instalações da Federação Angolana de Xadrez, o título de Campeão Provincial Absoluto de Luanda. Os dois representantes do clube do Sambizanga defrontam-se na IX e última prova da competição rainha da Associação Provincial de Xadrez de Luanda (APXL).

Edivaldo Gama precisa apenas de um empate para sagrar-se campeão do absoluto de Luanda. Vanderson Dias terá de lutar pela vitória para chamara a si a conquista do ceptro. O vencedor apura-se directamente para a fase final do Nacional Individual Absoluto, a decorrer de 19 a 26 de Agosto, na província de Benguela. O segundo classificado e mais 14 xadrezistas, obrigatoriamente deverão disputar o Zonal \"A\", de 4 a 11 do mês em curso, em Luanda.

A ronda proporciona ainda o confronto entre o José Fernandes e Edivânio Domingos. O Domingos Chibungula enfrenta o  Luís Francisco, Carlos  Ngunga recebe o Mauro  Miala, Joaquim Assis  defronta o Vander Manuel, André Pompílio cruza com o  Ricardo Joelson, António Xavier mede força com o José do Rosário, António  Pinheiro recepciona o Amaro Lutuima, Edimilson António joga com o Manuel Pacavira e Miguel Cristóvão encerra o provincial com o Márcio Filipe.

Na VIII ronda, disputada ontem, em Luanda, o Edivaldo Gama voltou a provar que é o mais eficiente da competição. No mais recente confronto aniquilou o Carlos Ngunga. O Edivânio Domingos venceu o António  Pinheiro, José  Fernandes abateu o Miguel Cristóvão, Domingos Chibungula triunfou diante de Bruno Fernandes, Mauro Miala conquistou a vitória no confronto com o Pedro Moura e Ricardo Joelson  foi o vencedor no frente a frente com o Domingos Fernandes.  O Manuel Pacavira perdeu diante a estratégia montada por Vanderson Dias. Álvaro Alexandre

O Amaro Lutuima empatou com o Joaquim Assis, Vander Manuel repartiu o ponto com o André Pompílio e Luís Francisco dividiu o ponto com o António Xavier.

Após a conclusão da VIII jornada do Absoluto de Luanda a classificação foi a seguinte: Edivaldo Gama (7,5), Vanderson Dias (7), Edivânio Domingos (7), José Fernandes (5,5), Domingos Chibungula (5,5), Carlos Ngunga (5),  António Pinheiro (5), Manuel Pacavira (5), André Pompílio (5), Joaquim Assis (5), José do Rosário (5), Amaro Lutuima (5), Vander  Manuel (5), António Xavier (5), Luís  Francisco (5), Ricardo Joelson (5), Mauro Miala (5), Miguel Cristóvão (4,5), Josemar  Calunga (4,5) e Edimilson António (4,5).