Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Dibondo recusa dvida

Pedro Futa - 12 de Março, 2020

Dibondo Abro assegura pagamento depois da transformao da Escola em Clube

Fotografia: kindala Manuel | Edies Novembro

A revelação da dívida da Escola Dibondo Abrão pela Associação Provincial de Atletismo de Luanda custou à direcção do clube do Cacuaco quase a perda do patrocinador oficial, que se mostrou preocupado com a situação. O proprietário da instituição, Dibondo Abrão, manifestou-se indignado pela divulgação e defendeu-se que não estava obrigado a pagar as taxas de filiação por não obedecer à Lei das Associações Desportivas.
"Por pouco, não perdi o patrocínio com o meu parceiro, devido à notícia publicada no Jornal dos Desportos. Dibondo Abrão é ainda uma Escola. Por isso, não somos obrigados a pagar as taxas\", defendeu-se.
Para conferir a legalidade da instituição desportiva, o dirigente esclareceu que a Assembleia-Geral ordinária marcada para o dia 7 de Abril próximo vai aprovar a proclamação do Clube Desportivo Dibondo Abrão.
"Com a proclamação em Clube Desportivo, estaremos sujeitos à obediência dos Estatutos da Associação de Atletismo de Luanda e pagaremos as quotas", justificou.
A justificação de Dibondo Abrão vai em contra-mão aos Estatutos da Associação. No artigo 8º está estipulado que "são sócios efectivos os Clubes e as Escolas de Atletismo e como tal devem nela obrigatoriamente inscrever-se os Clubes desportivos e Escolas com sede na província de Luanda e que tenham o atletismo como modalidade no activo com quotas actualizadas".
Na Assembleia Geral ordinária realizada sábado último foi esclarecido que a Escola Dibondo Abrão contraiu dívida avaliada em 234 mil kwanzas, distribuídos em 68 mil kwanzas em 2017, 68 mil kwanzas em 2018 e 98 mil kwanzas em 2019.
O Jornal dos Desportos publicou na edição de 9 de corrente que a Escola Dibondo Abrão constava da lista de devedoras da Associação de Atletismo de Luanda. A par do Progresso Sambizanga e a Escola Rui Mingas contraíram uma dívida conjunta avaliada em 700 mil kwanzas.
A Escola Dibondo vai participar na primeira jornada dos Campeonatos Provinciais de Pista de Luanda em atletismo que iniciam no próximo sábado, às 8h00, no Estádio dos Coqueiros. A equipa de Cacuaco disputa os troféus das categorias de iniciados, juvenis, juniores e seniores. Dibondo Abrão garantiu participar com mais de duas dezenas de atletas.
"Temos mais de 80 atletas nos escalões de formação e vamos levar ao Estádio dos Coqueiros 25 corredores para as modalidades não olímpicas", esclareceu.
Além da Escola Dibondo Abrão, a competição conta com a participação do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube, Ferrovia de Angola e Associação Progresso do Sambizanga.