Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Dinheiro trama presena de Garcia

Rosa Napoleo - 08 de Fevereiro, 2018

A presena dos judocas angolanos no Reino de Marrocos foi abortada

Fotografia: Edies Novembro

A participação do judoca angolano Nayr Garcia, da categoria dos -60 kg, no Grand Prix do Marrocos de 9 a 12 de Março, está condicionada às ajudas de potenciais patrocinadores. O atleta trabalha em conjunto com a selecção nacional de seniores, que vai representar o país no Campeonato Africano da Tunísia, em Abril, e promete conquistar uma medalha nas terras do Rei Mohamed V e somar pontos para o ranking mundial.
\"Estou empenhado na preparação e a treinar com a selecção na Escola de judo do Rangel. Posso garantir uma medalha de bronze. O meu principal objectivo é elevar a minha posição no ranking mundial, estou parado há já algum tempo\", disse em declarações ao Jornal dos Desportos.
O atleta do clube 1º de Agosto manifestou-se desanimado, por não ter recebido confirmação de algum patrocinador.
\"Estou preocupado, apesar de receber promessas do meu patrocinador. Até ao momento, nada de concreto está feito. Continuo a ter a fé de que as coisas vão melhorar\", disse. 
Nayr Garcia falou da importância da prova na sua carreira.
\"Esta prova é de extrema importância para mim, por oferecer muitos pontos no circuito mundial da Federação Internacional de Judo. O campeão pode arrecadar até mil pontos no ranking\", justificou.
Frederico João, -90 kg, descartou a participação no Grand Slam de Paris devido ao atraso do visto de entrada. O judoca junta-se a Nayr Garcia, no Grand Prix de Marrocos.
Na galeria de medalhas, Nayr Garcia ocupa o 77º lugar no ranking mundial e o 5º no ranking de África. Soma uma medalha de ouro no Campeonato Internacional da Ucrânia, medalha de bronze nos Jogos Africanos em 2015, medalha de bronze no Africano de juniores  em 2011, melhor atleta nos Jogos Africanos em 2000, e bronze no Open de África.
Frederico João é novo nas participações internacionais, soma uma medalha de bronze nos Jogos da Lusofonia, que  decorreu na Índia.