Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Direco dos Desportos interdita associaes

Daniel Melgas, no Luena - 06 de Junho, 2014

As associaes provinciais de basquetebol e de andebol esto proibidas de desenvolver actividades oficiais, por se encontrarem h muito tempo sem presidentes

Fotografia: Jornal dos Desportos

A associação de andebol encontra-se sem presidente de direcção há oito meses, devido à morte por doença de Carlos Cazungo Ferreira “Cali”, e o regulamento orienta, nestas circunstâncias, a convocação de Assembleia extraordinária para eleição de um outro presidente, logo após a morte, situação que não acontece.

Segundo informações que o JD colheu no Luena, existe um “grande impasse” para a convocação da Assembleia extraordinária. Com a morte do malogrado presidente Carlos Cazungo Ferreira “Cali”, criou-se uma ala que inviabiliza o processo eleitoral.

 Na associação de basquetebol, a transferência do presidente Félix de Jesus Caála para Luanda, há menos de dois meses, deixou “tudo parado”, numa altura em que se pretendia dar outro alento ao desenvolvimento da modalidade. O silêncio é absoluto quando o assunto são eleições antecipadas.

Esses pressupostos levaram a Direcção da Juventude e Desportos a fazer uma “análise profunda” e concluiu que as referidas associações “estão proibidas de realizar actividades públicas oficiais” até que se ultrapassem as situações. Caso se prolongue por muito tempo, as duas associações provinciais podem ser extintas e tornarem-se mero núcleos.

O andebol e o basquetebol são as disciplinas desportivas mais tituladas no país e as que mais trazem alegria aos adeptos nas competições internacionais. A selecção sénior feminina de andebol e a de basquetebol masculino, têm onze títulos africanos cada uma.