Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Direcção Sambila toma posse hoje

09 de Dezembro, 2016

Formar maior número de atletas em várias modalidades e resgatar a expressão já atingida em épocas anteriores constam das prioridades da nova direcção

Fotografia: Vigas da Purificação

A nova direcção do Progresso Associação Sambizanga, eleita para o quadriénio 2016/20,  é hoje empossada. A cerimónia de empossamento está marcada para às 18 horas numa das unidades hoteleiras da baixa de Luanda.

Paixão Júnior concorreu à sua própria sucessão e foi reeleito com 199 votos a favor, dois nulos e seis em branco. Entre as principais linhas de força da nova direcção destaca-se a continuidade das tarefas não realizadas no mandato anterior, com o objectivo de resgatar a mística do clube e projectá-lo ao nível internacional em todas as modalidades praticadas, no âmbito de novas linhas estratégicas, que visam dar melhor aproveitamento aos recursos humanos disponíveis. Formar maior número de atletas em várias modalidades e resgatar a expressividade já tingida em épocas anteriores constam das prioridades do novo mandato de Paixão Júnior, tal como a continuidade da criação das novas infra-estruturas e a manutenção das já existentes.

A direcção reeleita pretende ainda tornar o clube líder do país em êxitos desportivos nas modalidades que possui, conquistando um lugar de destaque entre os melhores clubes africanos com capacidade de auto-sustentação desportiva e económica, e de abrangência nacional.

Fundado a 17 de Novembro de 1975, o Progresso Sambizanga tem o futebol como modalidade principal, mas movimenta também o basquetebol, voleibol, atletismo e xadrez. Paixão Júnior já cumpriu dois mandatos. A mesa da assembleia-geral do clube é presidida por Mário Palhares, enquanto que José de Carvalho é o secretário-geral.

Por ser um dos clubes mais antigos, as suas responsabilidades são acrescidas, sobretudo no tocante à formação contínua em várias modalidades com realce ao futebol. Na equipa de futebol passaram craques como Salviano, Santinho, ,  Matateu,  Praia, Luís Cão, Eduardo André, Augusto Pedro, Bonducho e tanto outros.