Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Director do Minjd defende infra-estruturas

29 de Janeiro, 2017

A recuperação de infra-estruturas e a formação de agentes desportivos na agenda do governo

Fotografia: Santos Pedro

O director provincial do Cuanza Norte da Juventude e Desportos, Sebastião Abel Manuel, defendeu, em Camabatela, sede do município de Ambaca, a formação dos agentes desportivos e a recuperação das infra-estruturas existentes como condições essenciais para o desenvolvimento do desporto na província.

O responsável fez tal afirmação à Angop, no termo do encontro que manteve com as autoridades locais para a apresentação do programa de fomento da actividade desportiva do governo da província.

Na ocasião, ressaltou que o Cuanza Norte possui potencialidades para se tornar numa das maiores praças desportivas do país e importante fornecedor de jogadores às seleções nacionais de diversas modalidades desportivas. Sublinhou a necessidade de se fazer o aproveitamento dos conhecimentos das estrelas do desporto nacional, para a massificação desportiva.

A fonte disse que com a visita ao município de Ambaca inicia-se uma jornada de prospecção que se vai estender aos demais municípios da província, com vista a diagnosticar o estado actual das infra-estruturas desportivas existentes e estabelecer planos de implantação de outras nos municípios onde registam-se déficits nesta área.

“Nós pretendemos massificar o desporto e precisamos saber como está a rede de infra-estruturas desportivas da província para dar corpo a esta pretensão”, disse.

Sebastião Abel disse que a província regista um grande déficit nas modalidades de sala como voleibol, judo, hóquei em patins, andebol e basquetebol, razão pela qual o projecto vai dedicar maior atenção a estas disciplinas para impulsionar a sua prática nos 10 municípios da província, em função das potencialidades de cada região.

Fez saber que o município de Ambaca está bem servido em termos de espaços para a prática de modalidades de sala, mas precisam ser requalificados para que possam atender as exigências destas disciplinas.

Acompanhodo do antigo basquetebolista José Carlos Guimarães, que apadrinha o projecto, e de outros responsáveis, Sebastião Abel visitou no município de Ambaca o pavilhão multiuso municipal e as quadras desportivas das escolas primária “Comandante Bula” e do I o Ciclo Comandante “Dangereux”, na vila de Camabatela.

Já na Comuna do Luínga, a comitiva identificou o espaço onde será construído o pavilhão multiuso local.