Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Director provincial dos desportos visita municípios

21 de Julho, 2014

A segunda fase da digressão é feita nos municípios de Cacuso, Calandula, Massango, Caluma e na sede municipal de Malanje.

Fotografia: José Soares

O director Provincial da Juventude e Desportos de Malanje, Caetano Tinta, trabalhou nos municípios de Quela e Cambundi Catembo, no prosseguimento da jornada de campo que efectua desde o dia 17 deste mês ao interior da província. Segundo o responsável, nestas regiões  foi apresentado o Plano de Desenvolvimento da Juventude 2014-2017 e colhidas contribuições para o enriquecimento do plano de massificação e desenvolvimento desportivo e juvenil, assim como avaliado o funcionamento do sector.

“Precisamos de trabalhar mais com a juventude dos municípios", disse. Por outro lado, Caetano Tinta fez saber que foram construídas quadras polidesportivas em alguns municípios e noutros estão em curso, mas apesar disso a prática do desporto é uma realidade em todas as localidades, embora haja ainda necessidades de se investir  mais, sobretudo no que diz respeito ao futebol, uma vez que as modalidades de basquetebol e lutas, estão patentes, através da criação de núcleos comunitários de desporto.

Para a concretização desse desiderato, acrescentou, o pelouro que dirige está apostado na formação dos dirigentes e agentes desportivos envolvidos nesse projecto, em aproveitamento a sua disponibilidade e as quadras polidesportivas já existentes. O director Provincial da Juventude e Desportos iniciou na quarta-feira a primeira fase do périplo aos municípios da província, com o intuito de se aproximar mais dos jovens e dos desportistas, e para dar a conhecer o programa de massificação do desporto levado a efeito pelo Executivo.

A iniciativa conta com a colaboração das administrações municipais e visa também a criação de núcleos de desenvolvimento desportivos comunitários, para além de analisar a participação dos jovens no desenvolvimento do sector nos respectivos municípios. Nessa digressão ao interior da província, Caetano Tinta está  a constatar o funcionamento dos conselhos municipais da juventude e enquadrar os jovens nos conselhos municipais de auscultação e concertação social, para que os mesmos possam fazer parte da tomada de decisões e consequente solução dos problemas de cada região.

Integram a caravana quadros do sector e representantes das associações desportivas da província. Até ao momento, a comitiva trabalhou  nos municípios de Kiwaba Nzoje, Cahombo, Marimba e Cunda-dia-base. A segunda fase da digressão é feita nos municípios de Cacuso, Calandula, Massango, Caluma e na sede municipal de Malanje.