Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Dirigente Leonel da Rocha Pinto pode ser confirmado ainda hoje

Melo Clemente - 23 de Novembro, 2013

Candidato angolano luta por uma das vagas na Comissão Executiva do IPC

Fotografia: Jornal dos Desportos

Leonel da Rocha Pinto, presidente do Comité Paralímpico Angolano e Africano pode hoje ser confirmado como membro da Comissão Executiva do Comité Paralímpico Internacional (IPC), durante a Assembleia-geral para a eleição dos novos corpos gerentes do Organismo, que tutela o desporto adaptado do mundo.

Os concorrentes, num total de 35 provenientes dos mais diferentes países do mundo vão disputar hoje os dez lugares, reservados à Comissão Executiva do Comité Paralímpico Internacional (IPC).Desde terça-feira na Grécia, país que acolhe a Assembleia-geral do IPC, Leonel da Rocha Pinto é dos fortes candidatos para ocupar um dos lugares da Comissão Executiva do IPC.O trabalho desenvolvido nos últimos dois anos à frente do Comité Paralímpico Africano tem merecido fortes aplausos dos países membros, pelo que, a eleição do angolano Leonel da Rocha Pinto pode ser um facto.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, momentos antes da partida para a Grécia, António Manuel da Luz, secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano afirmou, que Leonel da Rocha Pinto conta com o apoio da maior parte dos países africanos presentes no conclave do Comité Paralímpico Internacional.

«Como sabe, Angola tem sido uma referência na promoção do desporto adaptado. Desde que assumiu a presidência do Comité Paralímpico Africano houve grandes mudanças e os países estão satisfeitos com o trabalho que estamos a desenvolver. Por isso, não tenho qualquer dúvida, que a eleição do presidente Leonel da Rocha Pinto para membro da Comissão Executiva da Comité Paralímpico Internacional deve ser um facto consumado», assegurou António Manuel da Luz. A reunião magna do IPC vai ainda eleger o homem forte do Organismo que supervisiona o desporto adaptado no mundo.Philip Lee Craven, presidente cessante, e Alan David James Dickson, ambos de nacionalidade inglesa concorrem à presidência do IPC.
 
O brasileiro Andrew Parsons, e o norte-americano, An Cody lutam pela vice-presidência do Comité paralímpico Internacional.