Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Dirigentes desportivos em aco de formao

Joo Francisco - 03 de Novembro, 2018

Fotografia: JA Imagens | Edies Novembro

 O tema sobre  o \" Desporto e a Comunicação \", que faz parte do primeiro curso para dirigentes Desportivos  do Comité Olímpico Angolano (COA), denominado \"A\" que decorre na sede deste organismo, foi adiado para segunda-feira, dia 5, tendo como prelector o vogal da Comissão Executiva, Mário Rosa de Almeida.
Este tema constava no leque de acções que foram realizadas no quinto dia da formação, na passada sexta-feira e devia ser ministrado pelo jornalista Gaspar Florêncio, mas a agenda carregada do Professional, obrigou a organização, coordenada pelo professor Domingos Pascoal, a alteração de última hora.
Para esta segunda-feira, a acção formativa estará igualmente concentrada nas \"aulas práticas\", em função dos sete grupos criados, cada um com tarefa específica de desenvolver trabalhos de acordo com aprenderam nos temas anteriores.
Com quarenta e dois (42) candidatos participantes neste curso reservado a trabalhadores que também dão o seu contributo ao desporto, que iniciou a 27 de Outubro, tem cada um dos sete grupos criados, tem pelo menos duas ou três senhoras, para salvaguardar a \"quota\" do género, tão propalada, mas que nunca é atingida.
Outra das principais valências destas primeiras acções do COA, uma segunda acção, arranca já na próxima sexta-feira, dia 9 e que será ministrado apenas aos sábados para as pessoas mais ocupadas com outros afazeres profissionais, é o facto de todos os prelectores, serem directores nacionais da Solidariedade Olímpica, que ascenderam a essa posição, depois de terem feito os mesmos cursos e um outro do nível que permitiu ostentar o estatuto de formadores do Comité Olímpico Internacional(COI).
Se ao longo da primeira semana do curso, vimos o engenheiro Rogério Nunes da Silva que já foi presidente do COA e da Academia Olímpica,  Domingos Pascoal, presidente da Federação Angolana de Esgrima, ele que ele que é o coordenador do curso\"A\" e António Monteiro \"Bambino\" , a ministrarem, respectivamente conceitos dos \"Jogos Olímpicos\", \"Valores Olímpicos e dos Jogos Olímpicos da era Moderna\" e a participação de Angola nos jogos Olímpicos e a estrutura do COA.
No prosseguimento da acção, entraram, igualmente em cena, o professores Pedro Agostinho, Pedro Godinho, Maria Stella Cristiano da Medicina Desportiva.
Noções de \" Comunicação e Liderança\" e \"Gestão de Recursos Humanos\", estiveram a cargo de Pedro Agostinho. Pedro Godinho que no dia em fez a sua prelecção, acabava de regressar do Campeonato Africano de Andebol, onde esteve na qualidade de Membro da Confederação Africana da modalidade que em Angola é presidente de Direcção, desbobinou quase tudo o sabe sobre \"eventos desportivos\".
A especialista em Medicina Desportiva, Stella Cristiano, como convidada do Centro Nacional de Medicina de Angola(CENMED) deu uma \"autêntica aula\" da sua especialidade e sobre o doping, chegando a exemplificar no local, com uma atleta da \"alta competição\", no caso a andebolista Nair de Almeida, como se efectua um controle anti-doping .