Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Divaldo e Calembela agitam MMA

Rosa Napoleo - 29 de Fevereiro, 2020

Fotografia: Jornal dos Desportos

Divaldo Vicente e Pedro Calembela, da categoria -66 quilogramas, são os protagonistas da terceira edição do Campeonato Angolano de Artes Marciais Mistas (MMA) que acontece este domingo, a partir das 17h00, no Arena Vida TV no bairro Benfica, em Luanda. Os atletas dos clubes Matilha MMA e Randor DBC apresentam as melhores performances de combate, depois da disputa da segunda edição.
O evento contempla outros despiques. Na categoria -77 quilogramas, o angolano Osvaldo Benedito defronta o congolês-democrático Cheistivie Mputu. A rivalidade entre os clubes ATT e Wakan vai agitar o palco.
Na categoria -70 quilogramas, Esmael Kimura leva a Matilha MM no confronto com Luan Saka, do Warnior Legacty.
O evento de carácter internacional e organizado pelo Studio 123 tem bastante adesão dos melhores atletas nacionais de artes marciais. O director-geral da Studio 123, Walter Ruben Lobão, disse, em declarações ao Jornal dos Desportos, que a ideia de realização do evento surgiu após três anos de experiência com os campeonatos de jiu-jitsu brasileiro.
"Temos sentido o interesse dos atletas nacionais em competir nesta modalidade. Já tivemos duas edições com saldo positivo. Agora é a terceira. Chegou o momento de apostarmos com seriedade no MMA", disse.
O director-geral adiantou que nessa edição há a participação da classe feminina pela primeira vez no país. A presença de mulheres deixa \"feliz\" a organização. As senhoras disputam os troféus nas categorias de -70 kg (leve), -77 kg (médio leve) e 66 kg (pena).
"Temos no país boas atletas de artes marciais e é mais-valia à competição", disse.
O MMA é uma junção das artes marciais que inclui tanto golpe de combate em pé, quanto técnicas de luta no chão. Os combates integram uma grande variedade de técnicas permitidas de artes marciais, tais como golpes a utilizar os punhos, pés, cotovelos, joelhos e técnicas de imobilização.
A primeira edição aconteceu o ano passado no centro cultural Paz Flor, ao Morro Bento, com a participação de 20 lutadores, que disputaram os títulos nos estilos de Kikboxing (categorias de 58 kg e 68 kg) e Grappling (69kg, 77kg e 93 kg).