Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Divulgao do mundial no torneio de Montreux

Silva Cacuti - 11 de Março, 2013

Seleco Nacional comea amanh a preparao em Viana de Castelo

Fotografia: Jornal dos Desportos

O porta-voz do Comité Executivo do 41º Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, que Angola acolhe de 20 a 28 de Setembro, Pedro Azevedo “Chipita”, disse ontem que está em marcha uma estratégia de divulgação da imagem de Angola e do Mundial durante a 65ª edição da Taça das Nações de Montreux (Suíça), que se disputa de 27 do corrente a 1 de Abril. A comissão procura patrocínios para fazer deslocar a Montreux uma pequena caravana que divulgue os motivos do Mundial em Angola, da cultura, do desporto e do turismo angolanos.

“A Selecção Nacional vai participar no Torneio de Montreux e queremos aproveitar para divulgar o que é Angola, a sua cultura, o desporto, o turismo e mostrar o desenvolvimento que o país está a ter. Gostaríamos de levar músicos, constituir uma pequena caravana. Vamos tentar ver se com os nossos patrocinadores conseguimos concretizar esta intenção”, anunciou. No torneio de Montreux vão estar envolvidas sete das 16 selecções que vêm a Angola em Setembro jogar o Campeonato do Mundo, nomeadamente, Suíça, Portugal, Espanha, França, Brasil, Argentina e a Selecção Nacional.“Entendemos que é um palco ideal para divulgar a nossa prova e o nosso país, até porque tem uma cobertura mediática muito abrangente”, sustentou Pedro Azevedo.

A prova é dos mais importantes torneios internacionais da modalidade e já confirmou a presença de dois árbitros angolanos. Os juízes internacionais Jorge Borges e Patrícia Costa foram convocados para apitar no prestigiado torneio, um indicador de que ambos estão a ser sondados para ajuizar no campeonato do mundo. A Selecção Nacional começa amanhã a sua preparação para o torneio, na região portuguesa de Viana de Castelo, onde efectua jogos de controlo antes de embarcar para a Suíça. Angola vai jogar a primeira fase do torneio de Montreux no Grupo B, com as selecções da Suíça, Argentina e França. No Grupo A estão as selecções de Portugal, Brasil, Espanha e a equipa organizadora do torneio, o Montreux HC. Na edição de 2011, a equipa nacional ficou na quarta posição da classificação final.

ANGOLA’2013
Azevedo incentiva
municípios do país


As municipalidades de Luanda e Namibe, sedes das séries do 41º Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, de 20 a 28 de Setembro, foram exortadas a realizar iniciativas de  promoção do torneio. A exortação foi feita por Pedro Azevedo, da comissão organizadora da prova, quando abordava a iniciativa promovida pela Administração Municipal do Cazenga e o Núcleo de Patinagem daquele município, no âmbito da divulgação do campeonato mundial.

“A administração do Cazenga está de parabéns. Queremos envolver outros municípios das provincias de Luanda e Namibe, mas também de outras províncias. Queremos criar ideias, iniciativas, que concorram para uma melhor familiarização dos munícipes com a prova que vamos acolher. Não precisa de ser o Comité Organizador, podem ser outras entidades a liderar movimentos como aquele que foi feito no Cazenga”, disse Pedro Azevedo.No sábado, duas centenas de jovens patinadores, com diversos tipos de patins, percorreram o trajecto desde a Frescangol até ao Marco Histórico do 4 de Fevereiro, para saudar a realização em Angola do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins. SILVA CACUTI