Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Djokovic é tricampeão em Indian Wells

18 de Março, 2014

Tenista sérvio colecciona mais um título para o grande historial e ultapassa Roger Federer em Indian Wells

Fotografia: Reuters

Novak Djokovic conquistou o título no ATP Masters 1000 de Indian Wells, depois de deixar para trás o suíço Roger Federer. Num embate de campeões, Nole saiu a ganhar naquele que foi o 33.º capítulo da rivalidade, que já construiu com o Fed Express. Agora, depois de três sets, a balança pende para o lado helvético mas só com vantagem de 17-16.

Federer até entrou melhor no encontro, mas acabou por peerder e cedeu o encontro com os parciais de 3-6, 6-3 e 7-6 (3), ao cabo de 2h12m de encontro. Trata-se do 17.º troféu ATP Masters 1000 na carreira do sérvio, que soma 42 títulos.

Num embate pautado pelo equilíbrio - 99 pontos para Djokovic, 98 para Federer... -, o número dois do mundo ainda aguentou mas não aproveitou o facto de ter estado a servir para fechar o encontro a 5-3, no terceiro set. Federer deu a volta, saltou para a frente do marcador, mas o sérvio forçou o tie-break e dominou no desempate.

Por outro lado, no sector feminino, Flavia Pennetta tornou-se na nova campeã de Indian Wells, depois de ter derrotado Agnieszka Radwanska na final, por 6-2 e 6-1.

Pennetta beneficiou dos problemas que Radwanska sentiu no joelho esquerdo a meio da partida para despachar a polaca em 1h15m. Este é o décimo título no circuito WTA para a italiana, que vai ascender à 12.ª posição do ranking a partir de segunda-feira.


Direitos de Roland Garros

A “France Télévisions” renovou o seu contrato de direitos de transmissão do torneio Roland Garros e do Open de França, este último por mais cinco anos. A emissora obteve os direitos de transmissão do Open de França por cinco edições. O acordo foi celebrado com a Federação Francesa de Ténis (FFT).

O acordo do canal estatal francês encerrou após o término do Open de França 2013. Os valores do novo contrato não foram divulgados. A “France Télévisions” já licenciou parte dos seus direitos ao canal por assinatura “Eurosport”, que vai retransmitir as competições para os demais países da Europa até 2021.


TÉNIS
Federer sobe no ranking mundial


Roger Federer subiu três posições e chegou ao quinto lugar no ranking mundial de tenistas profissionais após a actualização divulgada ontem. A última vez que o suíço ocupou o posto foi em Setembro de 2013. De lá para cá, alternou entre a sexta, a sétima e a oitava posição.

Numa óptima temporada, Federer concretizou a melhoria no ranking ao terminar com o vice-campeonato do Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos. Antes, já somava o vice do ATP 250 de Brisbane, a eliminação na meia-final do Open da Austrália e o título do ATP 500 de Dubai.

Para ganhar o posto, o suíço também deixou para trás o tcheco Tomas Berdych e o argentino Juan Martin del Potro. Eliminado na estreia em Indian Wells, Berdych perdeu duas posições e agora ocupa a sétima colocação, enquanto Del Potro, que nem participou da competição norte-americana, caiu do sétimo para o oitavo lugar.

Quem também regressou ao top 10 foi John Isner após bom desempenho no Master 1000. Semifinalista em casa, o norte-americano,  perdeu para o campeão Novak Djokovic, chegou à décima  colocação e concretizou a sua volta ao top 10, posto que ele havia ocupado pela última vez em Setembro de 2012.