Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Djokovic garante vaga

21 de Agosto, 2013

O sérvio já havia vencido a competição em 2008, mas carrega um sentimento especial com relação à conquista do ano passado

Fotografia: AFP

O sérvio Novak Djokovic foi o segundo tenista a confirmar a classificação para o ATP Finals de Londres, torneio que reúne os oito melhores da temporada. O primeiro a assegurar a vaga foi o espanhol Rafael Nadal, que lidera o desempenho em 2013.

Número um do ranking geral da ATP, Djokovic é o actual campeão da competição, porém não considera isso como uma vantagem. “Ser o actual campeão acrescenta expectativas e uma pressão extra”, ponderou o sérvio. O ATP Finals está marcado entre os dias 4 a 11 de Novembro.

Apesar de maior pressão, Djokovic também ganha inspiração com a campanha realizada o ano passado, que terminou com a taça no final da temporada. “Saber que eu já joguei bem lá fez-me acreditar que possa repetir o feito. É algo que me inspira e me faz buscar a melhor preparação para eu dar o máximo de mim”, comentou.

O sérvio já havia vencido a competição em 2008, mas carrega um sentimento especial com relação à conquista do ano passado, quando bateu o suíço Roger Federer na final. “A minha vitória favorita é a de 2012, em que venci todas as minhas cinco partidas e joguei o meu melhor ténis”, contou o tenista.

Após Nadal e Djokovic, o próximo tenista que deve conquistar a vaga é o britânico Andy Murray. Seguem na lista de melhores da temporada o espanhol David Ferrer, o argentino Juan Martin Del Potro, o checo Tomas Bardych, o suíço Roger Federer e o francês Jo-Wilfried Tsonga.

Federer desce
Roger Federer é o grande destaque na actualização dos rankings ATP desta semana. O suíço, que já passou 302 semanas como líder da hierarquia mundial, desceu para sétimo  lugar, o seu pior ranking desde a longínqua temporada de 2002.

A descida chega depois da derrota nos quartos-de-final do torneio de Cincinnati, facto bem aproveitado por Tomas Berdych, que subiu ao quinto lugar, e por Juan Martin Del Potro, que surge como sexto melhor do Mundo.


TÉNIS
Sharapova muda de nome


Maria Sharapova prepara-se para promover uma das maiores manobras de marketing da história por parte de um desportista profissional. Conforme avança o jornal inglês “The Times”, a russa de 26 anos, número três mundial, vai mudar o seu nome para Maria Sugarpova, nome da sua marca de doces, durante o USOpen 2013, que arranca no próximo dia 26 em Nova Iorque. A russa lançou a marca “Sugarpova” em Agosto de 2012 e vendeu 1,8 milhões de sacos de doces durante os primeiros 12 meses.

A russa vai estar presente na segunda-feira na festa do primeiro aniversário da marca, que decorre na quinta avenida, em Nova Iorque. Sharapova é a atleta feminina mais rica do Mundo desde 2005 e é a única mulher entre os 30 desportistas que mais facturou no último ano, com contratos publicitários anuais que ultrapassam os 15 milhões de euros.