Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Djokovic melhor atleta da Sérvia

11 de Dezembro, 2015

No seu melhor ano na carreira Djokovic venceu 82 partidas e perdeu apenas seis

Fotografia: AFP

A incrível temporada de 2015 continua a render premiações individuais a Novak Djokovic. Aos 28 anos, o tenista número 1 do mundo venceu pela sexta vez a eleição de melhor atleta da sérvia, em eleição promovida pelo Comité Olímpico Sérvio (OKS). O resultado foi anunciado na última terça-feira.

Este é o terceiro ano seguido que Djokovic vence na categoria de melhor atleta individual masculino. Além do triénio entre 2013-2015, o sérvio ainda foi nomeado no ano do seu primeiro Grand Slam em 2008, e no biénio entre 2010-2011.

No seu melhor ano na carreira, Djokovic venceu 82 partidas e perdeu apenas seis. O sérvio disputou 15 finais seguidas em 2015 e conquistou 11 títulos, sendo três Grand Slam. O único torneio em que ele perdeu antes da decisão foi ainda no mês de Janeiro, em Doha, onde perdeu para Ivo Karlovic nos quartos-de-final.

No desporto feminino, a vencedora de 2015 vem do atletismo. Ivana Spanovic, medalhista de bronze no salto em distância em Pequim. É o segundo prémio dela, repetindo 2013. A melhor equipa feminina da Sérvia no ano foi a equipa de basquetebol, enquanto a melhor masculina é a de polo aquático. O técnico deles, Dejan Savic, foi eleito treinador do ano.

O ténis feminino já rendeu duas premiações individuais para a melhor atleta sérvia do ano, ambas com Jelena Jankovic em 2007 e 2008. A equipa sérvia da Fed Cup, que foi finalista da competição em 2012 também foi premiada como melhor do país naquele ano. Marian Vajda venceu como melhor treinador em 2010 e 2011, enquanto a equipa campeã da Davis em 2010 recebeu uma condecoração especial.

O Comité Olímpico Sérvio é presidido pela lenda do basquetebol Vlade Divac, que jogou na NBA por Los Angeles Lakers e Sacramento Kings, e conquistou dois títulos mundiais e tem duas medalhas de prata nas Olimpíadas. A premiação é entregue desde 1994.