Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Djokovic na final com Berdych

19 de Abril, 2015

Tenista sérvio pode vir a ser hoje o primeiro a levantar os três primeiros Masters 1000 da temporada

Fotografia: AFP

O sérvio, Novak Djokovic, segue praticamente soberano no ténis masculino em 2015. Neste sábado, o número 1 do mundo  classificou-se para a final do Masters 1000 de Montecarlo, disputado em quadras de saibro, ao derrotar o espanhol Rafael Nadal, por 2 sets a 0, com um duplo 6/3, em 1 hora e 37 minutos.

Considerado um dos maiores clássicos da história do ténis, o duelo entre Djokovic e Nadal não era disputado desde a decisão da edição de 2014 de Roland Garros, quando o espanhol  se deu melhor. Agora, Djokovic devolveu a graça  para garantir a decisão em Montecarlo e também diminuir a vantagem de Nadal no confronto directo para 23 - 20.

Na final de mais logo, Djokovic busca o  segundo título em Montecarlo - foi campeão em 2013, encerrou uma impressionante série de oito conquistas exactamente a Nadal. E o sérvio vai ter pela frente o checo Tomas Berdych, algoz do francês Gael Monfils (6/1 e 6/4) na outra semifinal, diante de quem está em vantagem de 18 - 2 no confronto directo. A decisão de mais logo vai ser a terceira entre eles, Djokovic venceu as duas anteriores, nos Torneios de Dubai, em 2013  e de Pequim em 2014.

Na semifinal deste sábado, Nadal começou bem, logo com uma quebra de serviço no primeiro game. Mas Djokovic conseguiu reagir e devolveu a quebra no quarto game. No oitavo, o sérvio converteu mais um break point, encaminhou a sua vitória, definida no game seguinte em 6/3.

O segundo set da partida seguiu equilibrado até o sétimo game, quando, em um game longo e bem disputado, Djokovic quebrou o saque de Nadal. A situação ia repetir-se no nono, com o sérvio a voltar a vencer uma parcial por 6/3, para se garantir na decisão do Masters 1000 de Montecarlo.

Caso vença o troféu, Djokovic torna-se no primeiro tenista a levantar os troféus dos três primeiros Masters 1000 de temporada, depois de ganhar em Indian Wells e Miami.

“É evidente que o número de encontros que ganhei este ano ajudaram a aumentar a minha confiança, ajudaram-me a sentir-me bem e a continuar com as boas exibições”, reconheceu o número um mundial.

Hingis perde
no regresso


A tenista suíça Martina Hingis perdeu este sábado, por 6-4 e 6-0, com Agnieszka Radwanska, no seu regresso aos jogos de singulares, em encontro a contar para o play-off de acesso ao Grupo Mundial da Fed Cup.

Hings, de 34 anos, esteve oito anos afastada da variante de singulares, tendo a sua última partida sido disputada em Setembro de 2007, em Pequim (China).A tenista suíça foi durante 209 semanas número um mundial.


NATAÇÃO
Peaty bate recorde do mundo


Adam Peaty, de 20 anos, bateu o recorde do Mundo dos 100 metros bruços, ao nadar a distância em 57,92 segundos, durante os campeonatos da Grâ-Bretanha que decorrem no Centro Aquático de Londres.

O anterior recorde (58,46) tinha sido estabelecido pelo sul-africano Cameron van der Burgh durante os Jogos Olímpicos de Londres, curiosamente, nesta mesma piscina (29 de Julho de 2012).

Desde Adrian Moorhouse que não havia um nadador britânico com um recorde do Mundo nesta prova, entre Agosto de 1989 a Janeiro de 1991. Recorde-se que Adam Peaty também é  detentor da melhor marca de sempre nos 50 metros bruços (26,62), igualmente em piscina olímpica, desde 18 de Agosto de 2014.

“Não acredito! Sabia que poderia nadar dentro dos 58 segundos, mas nunca pensei que seria ser a primeira pessoa a nadar abaixo deste tempo. Estou sem palavras”, reagiu Adam Peaty, que colocou em delírio o público, que apontava já para os Mundiais de Kazan, na Rússia: “Agora estou mais motivado do que nunca, mas nada me garante que possa ganhar a medalha de ouro”.

O jovem nadador, nascido em Inglaterra, é uma das estrelas emergentes da natação mundial. Em 2014 conquistou quatro medalhas de ouro nos Campeonatos da Europa, tendo meses mais tarde arrecadado três pratas nos Mundiais de piscina curta.