Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Doce Vela ocupa 45 posio no mundial

lvaro Alexandre - 23 de Abril, 2016

A Doce Vela ocupou a 45 posio do Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva

Fotografia: Dombele Bernardo

A Doce Vela ocupou  a 45ª posição do Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva por equipas que se disputou de 18 a 22 do corrente, na costa marítima de Quepos, Costa Rica, com 3843 pontos. A formação angolana que representou o torneio Grand Slam Sportfishing Tournament de 2015  capturou 20 exemplares em quatro dias de concurso internacional de pesca.

O quarto dia foi o mais produtivo com Horácio Pina  membro da equipa Doce Vela, apesar dos constrangimentos provocados pelo capitão da embarcação Jessica Down,  a ronda serviu para atenuar a mancha deixada pelas anteriores rondas. "Foram 12 peixes arrancados a ferro. O capitão da embarcação costa-riquenho que dirigia a embarcação Jessica Down fez das suas, com dois double strikes (duplo combate) a combatermos e o capitão resolveu fazer curvas com o barco, esqueceram-se dos teasers e no meio da “salada”  perdeu-se  um dos peixes. Ferramos 22 peixes, libertamos 12 e perdemos outros dez exemplares", avaliou.

Angola participou com uma equipa de três membros. O mundial contou com 66 equipas, que em conjunto capturam 1509 exemplares, um black marlin, blue marlin, um striped marlin, 1495 veleiros, dois dourados, e um wahoo. A média diária foi de 22,86 peixes. A terceira jornada foi a menos fraca com 227 exemplares e a mais alta foi a quarta com 480 exemplares.

 O pescador Gustavo Ferreira, do torneio Grand Slam Sportfishing Tournament , pescou o maior dourado do concurso. Mark Jamieson, do II Perth Jogo Fish Club Western Austrália, capturou o segundo dourado.

O único wahoo foi pescado pelo atleta Pedro Guimarães, do XXIV Marina Open- Torneio de Pesca nas Ilhas. O St. Lúcia Anual Torneio Internacional Billfish dominou a prova na totalidade.