Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Dores afasta Federer do Master de Madrid

03 de Maio, 2016

Dores afasta Federer do Master de Madrid

Fotografia: AFP

O suíço número três do ranking da ATP,  Roger Federer, confirmou ontem que não  participa do Masters 1000 de Madrid. Devido a uma lesão nas costas, o tenista fica  fora do torneio espanhol. Uma lesão no joelho esquerdo está a complicar o começo de época do ex -número 1 do mundo.Campeão do saibro madrileno em três ocasiões, Roger Federer não treina nos últimos dias. Numa sessão preparatória com Jeremy Chardy, no sábado, o tenista sentiu dores no ombro e optou por deixar a competição para recuperar-se melhor para o Roland Garros. O suíço deve participar do Masters 1000 de Roma, que começa nesta quinta-feira.

Mesmo fora do torneio, o suíço pode voltar à segunda posição do mundo. Andy Murray que ocupa o posto actualmente, foi campeão de Madrid em 2015. Caso caia cedo na competição, pode perder 1000 pontos no ranking da ATP e ser ultrapassado por Roger Federer, que vai perder apenas 10 pontos. Com a saída do tenista suíço, o vencedor do confronto entre o francês Nicolas Mahut e o português João Sousa passa em directo para os oitavos de final. Caso continuasse na competição, Roger Federer poderia enfrentar Rafael Nadal nos quartos de final.

O caminho de Nadal agora está mais livre para o  terceiro título seguido no ano. O espanhol vem de duas conquistas na época de saibro e entra na quadra com tudo para ser campeão na sua terra natal. De regresso às boas actuações, o Touro Miúra já levantou o troféu do Masters 1000 de Monte Carlo e do ATP 500 de Barcelona neste começo de época do saibro, que é  o seu piso preferido.

KERBER AFASTADA
NA ESTREIA DO WTA

A zebra foi solta no WTA de Madrid. Após Serena Williams desistir do evento, três tenistas entre as dez melhores do mundo perderam na estreia entre as quais duas principais cabeças de série do evento. Número dois da WTA, a polaca Agnieszka Radwanska perdeu por 2 sets a 1 com parciais de 6/4, 6/7 (3) e 6/3 diante da eslovaca Dominik Cibulkova (38ª), em mais de duas horas e meia de jogo.

A maior surpresa foi a alemã Angelique Kerber. Campeã em Estugarda há uma semana, a número três do mundo foi surpreendida pela tcheca Barbora Strycova (33ª) em dois sets, com parciais tranquilas de 6/4 e 6/2. Outra atleta do top 10 que caiu na estreia foi a italiana Roberta Vinci (8ª), que perdeu em dois sets diante da Danka Kovinic, de Montenegro, com parciais de 6/4 e 6/2. Garbine Muguruza (4ª), Viktoria Azarenka (5ª), Petra Kvitova (6ª) e Simona Halep (7ª) confirmaram favoritismo e classificaram para a próxima fase do saibro espanhol.Entre as favoritas em prova, Kvitova  e Simona Halep podem aparecer no jogo da final. As duas adversárias apresentam bom nível competitivo nessa início do ano.


NA SUÍÇA
Roger Federer
é nome de rua


Natural de Basiléia, o suíço Roger Federer treinou durante quatro anos na cidade de Bienna, a cerca de 90km da sua terra natal. Situado no cantão de Berna, a população de cerca de 50 mil habitantes acolheu o futuro número um do mundo durante 1997 e 2000. Para homenagear o tenista que passou quatro anos da sua adolescência no local, foi inaugurada a Allée Roger-Federer.Realizada recentemente, a cerimónia contou com os pais do actual número quatro do mundo, uma das suas filhas e outras 1500 pessoas, fãs do tenista. “Uma homenagem como esta não faria sentido se todos vocês não estivesse aqui”, comentou Federer emocionado. “Espero ver outros futuros campeões na Alameda Roger Federer”, completou. Na rua que leva o seu nome situa-se o Centro Nacional Suíço de Ténis.