Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Duelos decisivos no Vitria Certa

12 de Agosto, 2017

Zango - Hoji ya Henda o jogo de cartaz na quinta ronda do torneio de basquetebol de rua

Fotografia: Edies Novembro

A equipa do G-Unit do Interclube já está apurada para as meias-finais, mercê de quatro vitórias em igual número de jogos da primeira fase. A quinta jornada dos grupos A e B, da primeira edição da Taça Vitória Certa em basquetebol de rua, disputa-se hoje a partir das 9h00 no multiusos do Cariango e pode ser determinante para as aspirações de várias equipas.

O jogo Zango - Hoji ya Henda referente ao grupo A e que abre a jornada pode “aquecer”. Separados na classificação por um ponto, vantagem da equipa do município do Cazenga (7/6), ambas têm dívidas a saldar da primeira volta em que os “Leões da saudade” venceram o seu oponente.

Um triunfo do Zango sobre o Hoji ya Henda vai levar a decisão das equipas a apurarem-se para outra fase na jornada de amanhã, última da fase preliminar, principalmente, se o Tala Hady levar a melhor diante da Terra Nova, no desafio marcado para as 12h00, referente também ao grupo A. O contrário, ou seja, triunfo dos líderes do agrupamento,  garantem automaticamente o apuramento  para as meias-finais.

Com isso, o Tala Hady, que averbou derrotas nas duas últimas rondas diante do Hoji ya Henda e do Zango, está proibido de falhar novamente hoje. A acontecer, pode perder a qualificação, principalmente, se o Zango derrotar o Hoji ya Henda, pois na última ronda os anfitriões medem forças com o líder do grupo.

Amigos de Lutonda - Jaula da Maianga, marcado para as 11h00, é outro \"prato quente\" da jornada. O duelo válido para o grupo B é de capital importância para as duas equipas, pois quem perder corre o risco de ficar afastado do torneio.

A diferença de um ponto (6/5), vantagem da Jaula que ocupa a segunda posição, é um dos motivos que tornam interessantes a partida. Os rapazes da Maianga, com um grupo modesto, esperam repetir a dose da primeira volta. Contudo, têm de fazer pela vida para não serem “encarcerados”, pois os Amigos de Lutonda estão moralizados com o triunfo obtido na quarta-feira diante das 7 Ruas do Neves Bendinha,  jogo de acerto da primeira jornada.

O G-Unit do Interclube, líder incontestável do grupo B, é favorito à conquista da vitória no jogo das 10h00 diante das 7 Ruas do Neves Bendinha. Com um desempenho irrepreensível em 4 jogos, obteve igual número de triunfo, o que os adeptos da bola ao cesto esperam apenas é por quantos pontos os \"unidos\" batem o adversário.

A sexta jornada e última da fase regular acontece amanhã, e inscreve os jogos: 7 Ruas do Neves Bendinha x Jaula da Maianga (9h00), Terra Nova x Zango (10h00), Amigos de Lutonda x G-Unit do Interclube (11h00) e Tala Hady x Hoji ya Henda (12h00).

O grupo A é liderado pelo Hoji ya Henda (7 pontos), seguido pelo Zango (6), Tala Hady (6) e Terra Nova (5). O G-Unit do Interclube comanda a série B, com 8 pontos, Jaula da Maianga (2º, 6), Amigos de Lutonda (3º, 5) e 7 Ruas do Neves Bendinha (4º,5).